AtualidadeCrime

Comandante do COMETLIS alerta para aumento de agressões a polícias

O comandante do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, Paulo Pereira, denunciou hoje que «três polícias são agredidos diariamente com agressões ligeiras ou mais graves», segundo uma análise da entidade.

Paulo Pereira falava aos jornalistas após a cerimónia comemorativa do 154.º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública.

«O Cometlis diariamente é confrontado com milhares de ocorrências e, por vezes, os polícias são confrontados com situações de maior violência. Essa violência e resistência perante as ordens legítimas das autoridades, por vezes, gera situações com atitudes com alguma resistência e violência direcionada aos polícias.»

Outra preocupação do comandante do Cometlis é a reação das pessoas face à intervenção da polícia e com a violência direcionada à intervenção dos polícias, assim como o número de crimes em que há resistência e coação ao funcionário, que aumentou significativamente em 2020, continuando-se a verificar essa subida e consequentemente surgem as agressões a polícias.

O responsável afirmou também que a PSP ainda não tem um estudo sobre as causas do aumento das agressões aos polícias, mas referiu que um dos motivos está relacionado com as medidas restritivas relacionadas com a pandemia de covid-19.

Também o diretor nacional da PSP, Magina da Silva, falou aos jornalistas sobre o aumento dos polícias agredidos desde 2020, mas ressalvou que «o número não é dramaticamente mais alto».

Por outro lado, Magina da Silva frisou que «a criminalidade violenta e grave na área da PSP não aumentou globalmente, mas aumentou qualitativamente, ou seja, a intensidade da violência usada para cometer os crimes violentos graves tem aumentado e também se traduz na violência e na agressividade que os cidadãos têm a resistir a intervenções policiais legais e legítimas».

Magina da Silva disse ainda que a polícia «tem de fazer os trabalhos de casa e adaptar-se a esta nova realidade».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *