Desporto

Clube de Vela do Sado defende título no Champions League de Vela

Liga Vela Portugal - Hospital Lusíadas Porto decorre este fim-de-semana

Nos dias 19 e 20 de Setembro, realiza-se a Liga Vela Portugal – Hospital Lusíadas Porto, um campeonato que, juntamente com a regata feminina Women On Water, realizada no fim-de-semana passado, e a Regata do Infante (que é navegada entre Leixões e a Ribeira do Porto) na semana seguinte, integram ao longo de três fins-de-semana a Lusíadas Saúde Porto Sailing.

Esta é a principal regata entre clubes que se realiza em Portugal, com 12 tripulações na água, num total de 48 velejadores.

Esta é a prova de apuramento da equipa portuguesa que vai para disputar a final internacional, que nesta edição será realizada em Porto Cervo – Itália, entre 15 a 18 de outubro e que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia de clubes, tal como a Women On Water no feminino.

Na Liga Vela do próximo fim-de-semana, vão marcar presença alguns dos melhores velejadores portugueses, com títulos nacionais e internacionais em várias classes.

Os atuais campeões nacionais da Liga Vela – os irmãos Luís e António Santos, Pedro Vilela e João Santos – do Clube de Vela do Sado vão marcar presença tendo como objetivo a revalidação do título obtido em 2019 e o apuramento para a final europeia.

Marcam ainda presença equipas com velejadores de referência do Clube Naval de Cascais, Clube de Vela Atlântico, Yate Clube do Porto, Sport Clube do Porto, Sport Algés e Dafundo, Associação Náutica da Madeira, Clube de Vela do Barreiro, CIMAV Vilamoura, Clube de Vela de Lagos, Clube de Vela de Viana do Castelo e We Do Sailing.

Os portuenses Diogo Costa e Pedro Costa que integram o projeto olímpico da classe de vela 470, tal como Carolina João na Classe Laser, que estão a fazer as provas de apuramento para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

O campeonato vai ser disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e da Foz, tendo como base a Douro Marina, proporcionando uma animada competição e magnifico enquadramento paisagístico a esta zona do rio. As regatas têm início no sábado às 11h00 e, no domingo, às 10h30, decorrendo as provas ao longo destes dias.

O modelo de campeonato é de 8 barcos da classe SB20 na água, com tripulações a trocar, ao longo das diversas regatas. Os percursos são curtos, com regatas de cerca 20 minutos, o que privilegia a qualidade dos velejadores e a manobra do barco.

A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que vai disponibilizar uma equipa de profissionais para atuar em situações de urgência com atletas e público em geral, garantindo ainda, um posto de rastreio à Covid-19 para as atletas e equipas técnicas.

A prova segue todas as normas e orientações da DGS para eventos desportivos e terá o controlo de procedimentos COVID19 assegurado por uma equipa médica.

António Barros


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *