CulturaDestaqueDistrito de SetúbalPalmela

Clarinetes de Santiago | Um grupo, uma escola, uma filosofia

Os Clarinetes de Santiago são um grupo musical oriundo de Palmela que procura promover a cultura musical da região e o instrumento clarinete.

“Clarinetes” por serem uma formação composta por clarinetistas, convidando pontualmente músicos de outros instrumentos para apresentações. “Santiago” pelo facto de a região ter sido sede da ordem de Santiago cerca de 400 anos. Formado em 2015 por dois alunos e um professor, são um grupo oriundo de Palmela que procura promover a região e a sua música. O Diário do Distrito esteve à conversa com os Clarinetes de Santiago.

“Começamos com três elementos. Entretanto percebemos que outros alunos e ex-alunos gostaram da ideia, uma série de clarinetistas na nossa região também e quiseram fazer parte. Evoluímos de três membros para uma formação de ensamble.”

O grupo tem como filosofia a partilha, “partilha de conhecimentos, de experiências, de amizades, esta última o grande segredo da nossa formação. No fundo, todos gostamos de fazer música e encontramos neste projeto esse elemento, essa palavra-chave, a partilha.” Uma partilha que não exige formação profissional, “nem todos somos profissionais. Há elementos que têm as suas profissões mas reveem-se neste conjunto e têm aqui a possibilidade de fazer música.”

O grupo está disponível para a ingressão de novos membros. Para quem não sabe tocar, os Clarinetes de Santiago abrem portas e ajudam em todo o processo, desde a aquisição do instrumento à formação base. “Uma pessoa que não sabe tocar clarinete pode-se dirigir a nós que nós ajudamos. Orientamos na compra do instrumento, aconselhando o melhor naquilo que é o preço/qualidade. Somos uma escola, fornecemos aulas com um método bastante intuitivo, formando as pessoas para integrarem o projeto. A formação que fazemos é para o nosso grupo.”

Para o futuro, seja a curto ou a longo prazo, os objetivos passam pela divulgação e o crescimento, a realização de concertos, mas também a promoção de compositores e repertório da região. “Gostaríamos de organizar formações com professores convidados, as ditas masterclasses, abertas a todos. Queremos também dar continuidade aos concertos didáticos e os solidários, em escolas, lares e instituições. Felizmente a nossa região tem muitos músicos e há muita tradição musical, o que também é um ponto de partida para nós, na medida em que podemos e queremos divulgar, juntamente com o nosso trabalho,  a música e compositores da região.”

Através da página de facebook pode ficar a saber mais sobre os Clarinetes de Santiago e, em caso de interesse, entrar em contacto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *