AgendaSeixal

Centro de Aprendizagem ‘Seixal Criativo’ arranca este sábado

A Câmara Municipal do Seixal vai inaugurar este sábado o ‘Seixal Criativo’, um centro de aprendizagem, gratuito, na área das novas tecnologias e inovação.

Tecnologia, robótica, inteligência artificial, programação, modelos 3D, web 3 e prototipagem são algumas das áreas de trabalho que os cerca de 80 alunos inscritos vão desenvolver no âmbito do Seixal Criativo.

A inauguração oficial está marcada para o próximo sábado, 1 de abril, com a realização da Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro», que decorre a partir das 10 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

O objetivo da Câmara Municipal é proporcionar aos jovens do concelho uma pré-formação com ferramentas da nova economia e das novas realidades da sociedade de informação e, ao mesmo tempo, potenciar a criação de mão-de-obra qualificada que, no futuro, suporte o tecido empresarial e as necessidades do concelho.

Estes alunos já estão a participar em reuniões, a trocar ideias, a formar grupos de trabalho e a contactar com os mentores do projeto, os especialistas em inovação e tecnologia António Câmara e Edmundo Nobre.

Esta iniciativa marca também o arranque das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril no concelho do Seixal.

No sábado irá também decorrer a Conferência «Inovação e Criatividade na Construção do Futuro», com a participação do realizador e criativo John Filipe, que já trabalhou com a Weiden+Kennedy, fez anúncios para marcas como a Nike, Adidas, Audi, para o Instagram e para a série Casa de Papel, da Netflix, entre outros.

Atualmente trabalha na produtora RSA Films, do grupo do realizador Riddley Scott.

Outro convidado é César Barbosa, vice-presidente e cofundador português da startup Tuga Innovations, sedeada em Vancouver, no Canadá, empresa que desenvolveu o modelo do Tuga, protótipo de um veículo 100% elétrico fabricado em Portugal.

O Seixal Criativo vai funcionar nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal com alunos do 10.º ano das escolas do concelho e a autarquia tem como objetivo estender o convite aos restantes alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário.

O trabalho é feito em horário pós-escolar, com a ajuda de mentores (estudantes do ensino superior residentes no concelho) e especialistas.

O trabalho que os alunos desenvolvem e a atividade criativa deste projeto inovador podem ser acompanhados em seixalcriativo.com.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *