Cantinho da BicharadaReportagemSeixal

Cem cães e trinta gatos receberam os 2RS no Abrigo de Santa Bárbara no Seixal

Apesar do tempo de pandemia, os 2 Rodas Solidárias (2RS) continuam a distribuir bens pelas associações protectoras de animais do país nos seus passeios solidários, levando um pouco mais de conforto a quem luta diariamente pelo bem-estar dos animais abandonados.

Este domingo os 2RS voltaram ao Abrigo de Santa Bárbara, um espaço criado pela D. Bárbara e pelo senhor Henrique, num terreno onde alberga actualmente 100 cães, cerca de 30 gatos, dois porcos e agora até um bode, o Matias, no concelho do Seixal.

Neste trabalho é apoiada por ‘algumas mãos amigas’, entre elas Ana Martins, voluntária também na Refood Corroios, e João Batista, voluntário da causa animal que tem vindo a construir vários abrigos para gatos para todo o país.

O Abrigo de Santa Bárbara recebe sobretudo animais doentes e idosos, o que aumenta a despesa ao nível veterinário.

Hoje foi um pouco complicado falar com Bárbara, ocupada como todos os dias, em alimentar e passear os amigos de quatro patas, e deixou apenas uma rápida palavra para a falta de apoios institucionais “para ajudar nos tratamentos ou até na esterilização das gatas, para evitar mais ninhadas”.

Bárbara recebe uma pensão de cerca de 350 euros, mas mesmo assim a vontade de ajudar os animais “que ninguém quer, que deixam em mau estado nas ruas”, mantém-na firme na sua missão: “não é fácil gerir este abrigo apenas com o que recebo de reforma, e algumas dádivas”. 

Ana Matias, membro da Refood Corroios, explicou ao Diário do Distrito que “conseguimos ajudar o abrigo com alguma comida que já não está própria para consumo humano, com rações e comida de animais cujos sacos estão danificados e que nos são doados pelas cadeias de supermercados e com alguma fruta, para o Matias, os porcos e as galinhas.

Mas não tem sido fácil, porque devido à pandemia, as dádivas também diminuíram, porque os restaurantes, que nos enviavam as refeições, estiveram encerrados.”

Também João Batista dá uma ‘mãozinha’, no tratamento dos animais e na construção dos abrigos, que também são construídos no espaço. “Venho ajudar no que posso, porque só tenho os fins-de-semana livres, mas temos feito algumas obras e agora os gatos têm mais um espaço onde podem estar mais resguardados durante a recuperação.”

Quanto aos 2RS vão continuar a sua missão, unindo a paixão pelas duas rodas com o amor pelos animais.

São passeios que todos podem acompanhar em duas ou quatro rodas, bastando seguir o calendário mensal das visitas através da página dos 2RS.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *