Política

“Caso adjunto”: Mariana Vieira da Silva diz que cumpriu a legislação

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou esta quinta-feira em conferência de Imprensa que “tudo o que há a dizer” sobre a polémica contratação de Tiago Cunha, de 21 anos, para o seu gabinete – contratação essa que gerou controvérsia devido à idade e falta de experiência profissional -, está numa legislação de 2012, remetendo assim para o cumprimento da lei neste caso.

“Existe uma legislação, desde 2012, que diz tudo o que há a dizer sobre constituição de gabinetes: os critérios de selecção, o pagamento que é devido a cada adjunto, a cada secretário, a cada motorista, a forma de publicitar estes contratos e o calendário em que ele deve ocorrer, e todos estes procedimentos”, afirmou Mariana Vieira da Silva.

“Neste, como noutros casos, foram seguidos [estes procedimentos], dizendo respeito obviamente a um trabalho, que tem dimensões técnicas e tem dimensões políticas, que é o trabalho que um gabinete de um ministro também faz”, acrescentou a ministra da Presidência, frisando que não iria continua a abordar o tema, uma vez que a contratação foi uma decisão sua: “Sobre isso não direi mais nada hoje. Estas decisões são minhas e dizem-me respeito única a exclusivamente a mim e não ao Governo como um todo”.

Recorde-se que tal como Diário do Distrito noticiou, o novo adjunto da ministra da Presidência, Tiago Alberto Ramos Cunha, é natural de Vila Nova de Gaia e terminou a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto este ano, tendo ingressado recentemente no mestrado em Direito e Ciência Jurídica, na Universidade de Lisboa, logo antes de ser nomeado para o gabinete de Vieira da Silva.

A única experiência profissional de Tiago Cunha terá ocorrido entre 2020 e 2021, quando ocupou o cargo de secretário-geral do Conselho Nacional de Estudantes de Direito (CNED). Vai auferir um salário bruto de 3 732,76 euros (2 256,70 euros líquidos). Pode consultar todos os salários do gabinete de Mariana Vieira da Silva aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *