Distrito de LisboaDistritosMobilidade

Carris Metropolitana aumenta horários de autocarros em 20% na AML

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) informa, em comunicado enviado às redações, que «a entrada em pleno das operações da Carris Metropolitana, a partir de 1 de janeiro, vai representar um aumento de 20% em horários de autocarros na Área Metropolitana de Lisboa (AML)».

Nesta nota, a TML adianta também que conta «para já, com mais de 20 mil horários / circulações num dia útil (mais 20% do que os horários do serviço anterior à Carris Metropolitana)».  

A funcionar desde o Verão na margem sul do Tejo, no distrito de Setúbal, a Carris Metropolitana irá chegar em 2023 aos concelhos da AML no distrito de Lisboa, nomeadamente Cascais, Amadora, Lisboa, Oeiras, Sintra, Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira.

O serviço completo representa «30% de aumento no número de quilómetros em operação» conforme assinala a TML, num total superior a 12 mil paragens e a 700 linhas, sendo que cerca de 13% são carreiras novas.

O sistema é gerido pela TML, mas são operadores privados que venceram a concessão das áreas que vão assegurar os serviços, tendo ao dispor uma frota de 1.575 viaturas, das quais cerca de 70% têm uma idade média inferior a um ano, o que representou um investimento a rondar os 250 milhões de euros.

A Viação Alvorada (que resulta da fusão da Scotturb e da Vimeca) é responsável pela “área 1”, composta pelos concelhos de Oeiras, Sintra e Amadora e com ligações intermunicipais com Lisboa e Cascais.

A Rodoviária de Lisboa, juntamente com outras empresas do Grupo Barraqueiro, como a Santo António, a Mafrense ou a Isidoro Duarte, mantém o serviço em Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira (“área 2”), assegurando viagens intermunicipais com Lisboa.

Na margem sul, a “área 3” (Almada, Seixal e Sesimbra) foi concessionada aos Transportes Sul do Tejo (TST) e a “área 4” (Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal) à Alsa Todi, que assegura ainda as ligações intermunicipais ao Barreiro e para a zona do Alentejo central.

A Carris Metropolitana vai atuar em 15 dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, assegurando ligações intermunicipais com três concelhos que mantêm transportadoras internas: os Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), no concelho do Barreiro, a Mobi Cascais, em Cascais, e a Carris, em Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *