BrasilCulturaCuriosidadeEconomiaEducaçãoFestas PopularesHistoriaPaísSesimbra

Carnaval volta à beira-mar

O calendário começa a aproximar-se das datas que os sesimbrenses mais gostam, o Carnaval. Este é um dos carnavais mais belos de Portugal. O Carnaval é um momento fundamental para o tecido económico local, já que traz muitos turistas a localidade num período que não é tão atrativo como o verão devido ás baixas temperaturas que se fazem sentir. Mesmo assim, já há 40 anos que o faz parte da história de várias gerações de sesimbrenses.

Os pontos mais altos deste Carnaval são os desfiles protagonizados pelas cinco escolas de samba (as primeiras foram criadas na década de 70) e dois grupos de afro-axé. Sempre com muita música e cores, estes desfiles juntam, durante quatro horas de festa, mil elementos que preparam estes dias durante vários meses. Para melhor se assistir a estes desfiles, vão estar instalados dois ecrãs gigantes, uma zona de bancadas com bilhetes individuais e uma Fan Zone.

Nesta Fan Zone, criada em 2020, é possível realizar várias atividades e ter acesso a de produtos alusivos ao concelho e ao Carnaval. O compromisso ambiental, assumido em vários eventos dinamizados em Sesimbra, vai continuar com o uso de copos reutilizáveis. O que para além de ser bom para o ambiente vai diminuir a quantidade de lixo criados nestes dias (o que é sempre problemático).

Os mais novos também gostam de brincar ao Carnaval, desfilando os seus disfarces com as escolas onde andam ou participando no concurso de fantasias que se realiza na Fortaleza de Santiago. Os palhaços também marcam presença num corso próprio que junta mais de 3 mil mascarados de palhaço, de todas as idades. Durante vários anos bateram o recorde do Guiness.

Durante a noite, a animação vai decorrer graças aos trios elétricos com vão espalhar animação até às 2 da manhã. Esta imposição de horária a animação de rua não é do agrado dos foliões sesimbrenses. Uma das tradições são as cegadas, que acontecem na freguesia do Castelo, e que trazem um bom toque de humor a estas celebrações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *