Parceiros
AtualidadeMundo

Carla Del Ponte pediu mandado de prisão para Vladimir Putin: ‘é um criminoso de guerra’

- publicidade -

A ex-procuradora internacional das Nações Unidas, Carla Del Ponte, pediu ao Tribunal Penal Internacional um mandado de prisão para o Presidente russo, Vladimir Putin, após a invasão à Ucrânia, refere a SIC Notícias.

«Putin é um criminoso de guerra», afirma Del Ponte, em declarações ao diário suíço Le Temps, e explicou que «a emissão de um mandado de detenção é necessária para responsabilizar Putin e outros dirigentes pelos crimes cometidos desde a invasão da Ucrânia».

A antiga procuradora, que se tornou conhecida após lidar com casos como o genocídio no Ruanda, defende que esta «é a única forma de prender o autor de um crime de guerra e colocá-lo perante a justiça internacional».

No entanto, Carla Del Ponte ressalva que a emissão desse mandado não garante a prisão de Putin, caso este continue na Rússia, mas irá impedi-lo de deixar o país, «o que constitui um sinal de que muitos estados estão contra ele».

Além de Putin, a ex-procuradora considera também ser necessário encontrar provas que incriminem altos funcionários políticos e militares, embora reconheça que «a dificuldade é justamente chegar ao topo da cadeia de comando para identificar quem planeou, ordenou e executou esses crimes de guerra».


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário