AtualidadeDistrito de Setúbal

Cáritas Diocesana de Setúbal prepara instalações para jovens mães da Ucrânia

A Cáritas Diocesana de Setúbal tem instalações preparadas para receber jovens mães que chegam da Ucrânia, com o Centro de Apoio à Vida, e está a ultimar um protocolo com a Segurança Social para alargar esse acolhimento a mães e grávidas em fuga da guerra.

«Estamos em condições de receber qualquer grávida ou qualquer mãe, com os seus filhos, que precisem de apoio temporário», refere à Agência ECCLESIA a diretora-técnica do Centro Social de Nossa Senhora da Paz, Carla Carvalho.

«Estamos todos no mesmo barco, o que interessa é responder aos problemas das pessoas”, explicita também Domingos de Sousa, presidente da organização católica, que destaca as respostas sociais na área da infância, «onde há disponibilidade para receber crianças e inseri-las nas várias salas, de acordo com a sua idade».

Relativamente ao serviço prestado no Centro de Apoio à Vida, Domingos de Sousa assinala que a recente mudança de instalações libertou um apartamento, com quatro quartos; a estes somam-se outros quatro quartos disponíveis na nova valência, onde já se encontram cinco jovens acompanhadas pela Cáritas.

Carla Carvalho explica que o trabalho neste espaço de acolhimento de jovens mães ou grávidas visa dotá-las de competências “parentais” e profissionais, com apoio de técnicos de serviço social, psicólogos e ajudantes de ação direta.

A resposta da Cáritas de Setúbal para os refugiados ucranianos passa por três locais de atendimento: os Centros Sociais de Nossa Senhora da Paz e São Francisco Xavier, em Setúbal, e o Centro Comunitário de São Pedro, em Águas de Moura, concelho de Palmela.

A Cáritas, a Cruz Vermelha e o ACM estão a trabalhar com o Município de Setúbal, em articulação, para esta resposta solidária.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *