Mundo

Capitão do navio Moskva morto e Comandante da Frota russa detido

Anton Gerashenko, conselheiro do Ministério do Interior de Kiev, anunciou que o capitão do navio de guerra Moskva, afundado no Mar Negro, morreu quando a embarcação foi atingida por mísseis ucranianos Neptune.

«Não o lamentamos» acrescentou Anton Gerashenko, depois de explicar que o capitão Anton Kuprin, de 44 anos de idade, «morreu durante uma explosão e um incêndio a bordo do antigo navio-almirante da Frota do Mar Negro da Federação Russa».

Depois do navio ter sido atingido, o governo da Rússia alegou que toda a tripulação foi evacuada, mas há crescentes rumores de várias vidas que se perderam após a explosão.

O político russo exilado Ilya Ponomarev, que há oito anos atrás foi o único parlamentar a votar contra a anexação da Crimeia por Vladimir Putin, afirmou à imprensa acreditar que apenas 58 tripulantes sobreviveram, quando o número normal da tripulação do Moskva era de 510 elementos.

Segundo também o governo russo, o navio terá afundado quando estava a ser rebocado «durante uma tempestade», apesar de não existirem registos de mau tempo naquela zona.

Uma ‘cerimónia de despedida’ do cruzador deve ser realizada este sábado em Sebastopol durante um momento de homenagem ao 300.º aniversário da frota russa.

Outra informação que tem vindo a ser veiculada é a da detenção do vice-almirante Igor Osipov, comandante da Frota do Mar Negro, após a perda daquele que era ‘o orgulho da Marinha da Rússia’.

Também este sábado o jornal ‘Independente de Kiev’ noticia que o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia deteve o comandante Eduard Basurin, elemento do Kremlin destacado para a República Popular de Donetsk, após as suas declarações a um canal russo, onde divulgou os planos da Rússia em usar armas químicas sobre Mariupol.

Relatórios referem que 150 agentes do FSB foram detidos e 20 militares de alta patente do exército.

Vice-Almirante Igor Osipov,


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *