AlmadaPaís

Caparica alerta para riscos de alforrecas e caravelas-portuguesas nas praias

A junta de freguesia da Costa de Caparica – concelho de Almada – alertou para o aparecimento de águas-vivas e caravelas-portuguesas nas praias da Caparica.
Segundo a agência Lusa, as autoridades marítimas estão a acompanhar o fenómeno e a alertar os banhistas sobre cuidados a ter.

O presidente da Junta da Costa de Caparica, José Dias Martins, disse à Lusa que a autarquia já foi informada do “aparecimento no areal entre a Cova do Vapor e a Fonte da Telha de águas-vivas [alforrecas] e caravelas-portuguesas”.

Face ao previsto aumento da temperatura durante o fim de semana, José Dias Martins adiantou que os serviços da Câmara de Almada vão efetuar “um reforço da limpeza do areal para recolher o máximo possível de organismos que estejam na praia”.

De acordo com o presidente da Junta, os apoios de praia que já possuam nadadores-salvadores vão hastear a bandeira vermelha para proibir banhos, caso seja detetada a presença deste tipo de organismos.

A junta de freguesia fez também uma publicação no Facebook a remete para os cuidados a ter em caso de contacto, incluindo picadelas, com este tipo de organismos gelatinosos nas praias, como a medusa (ou alforreca) e a caravela-portuguesa.

As previsões meteorológicas do IPMA apontam para um considerável aumento da temperatura até segunda-feira no continente, podendo no domingo ser superior a 30 graus e chegar mesmo a máximos entre os 35 e os 37 graus no Vale do Tejo e Alentejo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *