País

Cansaço arruma com cinco ministros

Presidente da República recebe António Costa esta noite em Belém.

Desde novembro de 2015 que os cinco ministros que mais se destacaram nas legislaturas comandada pelo Partido Socialista (PS), vão deixar de o ser a partir desta quarta-feira. Hoje é o dia que António Costa irá até Belém para entregar a lista do novo Governo, de fora ficam Augusto Santos Silva, Francisca Van Dunem, Tiago Brandão, João Matos e Fernandes Heitor.

A saída destes cinco governantes são todos pelo mesmo motivo, cansaço. Quem está de saída ainda é Pedro Siza Viera e João Leão, ministros da Economia e das Finanças.

O novo Governo será composto por 16 ou 17 ministros, Costa já tinha prometido um Governo mais reduzido e eficaz nesta legislatura que irá começar a partir de 30 de março, data apontada por Marcelo Rebelo de Sousa, para a tomada de posse do novo Governo.

Extintos vão ser os ministérios da Administração Pública e da Coesão e o do Mar, este último vai ser agregado ao Ministério da Agricultura. Podem ser criados o cargo de ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e o Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Regional.

Esta terça-feira já eram muitos os nomes apontados pelos comentadores que vão fazer parte do novo Governo, como Ana Catarina Mendes, ex-líder parlamentar do PS, para os Assuntos Parlamentares.

Fernando Medina, ex-presidente da Câmara de Lisboa e que perdeu para Carlos Moedas [PSD], é falado para o Ministério das Finanças, Duarte Cordeiro, o atual secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, para o Ambiente, João Tiago Silveira ou Alexandra Leitão [atual ministra das Administração Pública] para a Justiça e Helenas Carreiras para a pasta da Defesa.

Já outros nomes vão surgindo, como o de José Luís Carneiro, atual secretário-geral adjunto do PS, que ficará com a Administração Interna, André Moaz Caldas, que desempenha funções atuais de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, ficará com a pasta da Cultura.

Já na agricultura e no mar, uma cara repetente, Capoulas Santos, João Costa, atual secretário de Estado da Educação, passa a comandar a pasta do Ministério da Educação, Ana Abrunhosa, no Planeamento e Desenvolvimento Regional.

A ficar na mesma pasta está Marta Temido [Saúde] e Ana Mendes Godinho [Trabalho e Segurança Social].

A lista será entregue mais logo ao Presidente da República, antes da partida de António Costa para Bruxelas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *