AtualidadeDistrito de SetúbalTV e Cinema

Candidatura de Setúbal aprovada às 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Câmara Municipal de Setúbal candidatou-se a quatro das sete categorias do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, nomeadamente, Festas e Feiras, com a Feira de Sant’Iago, Lendas e Mitos, com a Lenda da Arrábida, Artefactos, com o Chapéu Descarregador de Peixe, e Procissões e Romarias, com a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

A iniciativa visa “promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho, com a candidatura de quatro patrimónios que unem os setubalenses há vários séculos”, adianta a nota de imprensa.

As candidaturas foram alvo da avaliação de um conselho científico e segue-se o painel de especialistas que “vota para escolher três patrimónios em cada categoria, num total de 21 por distrito ou região autónoma.” Os resultados desta seleção devem ser revelados no final de abril.

“Na segunda fase de votação, a lista de 21 patrimónios regionais é reduzida a sete finalistas, independentemente da categoria em que estiverem inscritos, num total de 140 patrimónios finalistas a nível nacional, igualmente selecionado pelo painel de especialistas do concurso”, informa o comunicado.

A RTP dará a conhecer os finalistas através de vinte programas entre julho e agosto. Já a decisão final está marcada para setembro na gala final das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Vale recordar que “Setúbal tem marcado presença nas várias edições do concurso Maravilhas de Portugal. O Portinho da Arrábida foi um dos vencedores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010, e a sardinha assada foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011.” 

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *