AlmadaSeixal

Câmara de Almada nega responsabilidade total das descargas na Vala de Corroios

Nos últimos dias a Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Corroios deram nota de «descargas de esgotos na vala de Corroios oriundas de Almada», o que motivou mesmo um comunicado da Junta de Freguesia de Corroios a 3 de Julho.

Na reunião camarária desta tarde em Almada, transmitida pelo canal Youtube da autarquia, o vereador Miguel Salvado (PSD), responsável pelo pelouro da Rede Viária, Logística e Frota, bem como do SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, criticou o posicionamento do executivo do concelho do Seixal e negou ainda que tenham entrado na APA – Agência Portuguesa do Ambiente “queixas tal como a autarquia anunciou”.

Segundo Miguel Salvado “os SMAS vão fazer um comunicado sobre o assunto, mas tenho de dizer que em política não vale tudo e vou já avisando que não vale a pena ir por aí, aliás, como o disse num telefonema para o vereador Joaquim Tavares, da autarquia do Seixal, ao qual dei a conhecer o nosso descontentamento com tudo o que foi dito.”

Segundo Miguel Salvado “a Câmara Municipal do Seixal resolveu acusar a Câmara Municipal de Almada de não resolver problemas relativos a descargas na vala de Corroios, com comunicados nos sites e nas páginas do Facebook, que tinham feito uma queixa na APA e várias queixas à Câmara Municipal de Almada.

Acontece que da APA nos disseram não ter qualquer queixa e a que recebi no meu gabinete foi entregue na passada sexta-feira por carta registada.”

O vereador explicou depois que “verificámos um entupimento na Escola da Alembrança, que foi de imediato intervencionada, e foi depois combinado entre os dois municípios que iria ser feita uma descarga controlada de água limpa para limpar todo o colector, que até isso acontecer trariam águas sujas e descargas mas até disso foram feitas novas comunicações como se de novas descargas de esgotos se tratassem.

Também curiosamente, fomos fazer com os serviços inspeções à vala e descobrimos uma saída de águas que têm origem já no concelho do Seixal, por baixo da A2.”

Miguel Salvado lamentou ainda que “os serviços camarários do Seixal não tenham sequer tido um telefonema para com os nossos serviços e nem um telefonema foram capazes de fazer para mim, como responsável da área.

Estamos a preparar um relatório final disto tudo e vamos manter uma vigilância constante à vala, continuando atentos ao que se vai passar, porque não vale a pena que a autarquia do Seixal tente atirar as coisas para cima de Almada.”

Comunicados do Seixal acusam Almada

A 3 de Julho, a Junta de Freguesia de Corroios emitiu um comunicado no seu site, intitulado «Descargas de esgotos na vala de Corroios oriundas de Almada», no qual referia que «a população alertou a Junta de Freguesia para o facto de haver corrimento de “águas”, na vala de Corroios que passa junto ao Mercado de Levante, bem como da existência de cheiro nauseabundo no local. Analisada a situação, funcionários da Câmara Municipal do Seixal, que acorreram ao local, concluíram que se trata de descargas de esgotos oriundas de Almada.

Assim, a Junta de Freguesia de Corroios vai solicitar à Câmara Municipal do Seixal que intervenha junto da Câmara Municipal de Almada, no sentido de ser encontrada solução para este grave problema. A Junta de Freguesia de Corroios vai igualmente dirigir-se à Câmara Municipal de Almada, para que intervenha com a urgência requerida, de modo a cessarem todos os inconvenientes para a população de Corroios derivados desta situação.»

No dia 4 de Julho, na página de Facebook do município do Seixal, foi colocada uma nota com a seguinte informação: «decorreu hoje, pela manhã, uma ação de limpeza da Vala Real de Corroios, resolvendo um problema de salubridade que teve origem em descargas indevidas de águas residuais domésticas oriundas do Município de Almada.

Esta situação causou um grande transtorno para os moradores de Corroios, nomeadamente ao nível dos maus odores.

Após a provável resolução do problema na origem, em Almada, a Câmara Municipal do Seixal veio agora repor a normalidade, garantindo a qualidade do ambiente e a saúde pública.

Continuaremos atentos na defesa da qualidade de vida da nossa população».

Também no dia 4 de Julho, mas na página da Junta de Freguesia de Corroios, nova nota dava conta da «Operação de limpeza dos esgotos oriundos de Almada» com a seguinte mensagem: «este sábado de manhã, dia 4 de Julho, os Trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal iniciaram a absorção dos esgotos oriundos de Almada que vêm descarregar na vala de Corroios.

Este processo de limpeza dos esgotos provenientes de Almada contou ainda com o apoio dos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal.

Consciente de que esta medida não dispensa que a montante o problema seja definitivamente resolvido, a Junta de Freguesia de Corroios desenvolveu já diversos contactos, designadamente com o SEPA — Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e a IGAMAOT – Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território. Aguarda-se também uma resposta da Câmara Municipal de Almada sobre esta matéria.

Embora no passado situações pontuais se tenham verificado nas valas da nossa Freguesia, a atual é absolutamente distinta, desde logo atendendo à duração das descargas, com claro prejuízo para a saúde da nossa população de Corroios, bem como para o ambiente da nossa Freguesia.»

Ainda nesse dia, pelas 22h42, a Junta de Freguesia de Corroios dava conta que «As descargas estão novamente a decorrer na vala de Corroios. Estranhamos que apareçam no final da tarde. Todo o trabalho de limpeza realizado foi inglório. Esta situação não pode continuar. ???».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *