Moita

Câmara da Moita acusa anterior executivo de deixar 4 milhões de euros de dívida incobrável

O executivo da Câmara Municipal da Moita (PS) afirmou esta terça-feira que detetou nas contas do município uma dívida de clientes irrecuperável no valor de mais de quatro milhões de euros deixada pelo anterior executivo da CDU.

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Sara Daniela Rodrigues e Silva, explicou que, quando foi apresentado o relatório de contas de 2021, o auditor externo referiu que tinha sido detetada uma dívida incobrável relativa ao abastecimento de água refletida na conta de clientes no valor de 4,4 milhões de euros.

A conta de clientes, adiantou Sara Rodrigues e Silva, tinha um saldo de 5,3 milhões dos quais só 863 mil era considerado recuperável.

«Por opção nunca foram consideradas imparidades ao longo deste tempo, estamos a falar de dívida acumulada desde 1992 relativamente ao abastecimento de água e que realmente aumentava a rubrica de clientes, supostamente era uma dívida que não era recuperável e que não iria entrar na receita dos cofres da autarquia.»

A vice-presidente da autarquia adiantou em declarações à Lusa, que a dívida detetada era apresentada como se entrasse nos cofres, mas na realidade isso não aconteceria porque era incobrável por terem passados os prazos de cobrança.

«Estamos a falar de um camuflar de valores que estavam refletidos na conta de clientes e que não vai ser possível recuperar e entrar nos cofres da autarquia. É considerado irrecuperável e por isso passaram para gastos», disse adiantando que o valor deveria ter sido há muito considerado como um gasto e imparidade.

Este valor de mais de quatro milhões de euros, frisou, é dinheiro que a autarquia estimava poder utilizar e que não vai ser possível cobrar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *