AtualidadeDistrito de Setúbal

Bispo de Setúbal presidirá à eucaristia de reabertura do Convento de Jesus

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal irá presidir à celebração eucarística no dia 11 de outubro, pelas 11h00, com a participação do Grupo Coral Luísa Todi, que integra as celebrações de reabertura do espaço.

O monumento nacional reabre ao público no fim de semana 10 e 11 de outubro com um vasto programa cultural promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, que contempla momentos musicais, visitas guiadas e um espetáculo de vídeo mapping na fachada principal do edifício.

A requalificação do espaço ainda não está terminada. Concluídas as duas primeiras fases, haverá uma terceira etapa para a recuperação das restantes áreas interiores, nas alas norte e nascente do convento. Para a quarta fase, fica a construção de um depósito para o espólio arqueológico e artístico do Museu de Setúbal, instalado na zona conventual do complexo.

O primeiro e atual Reitor, nomeado a 21 de setembro de 2017, é o Vigário Geral, Padre José Lobato.

A sessão oficial de reabertura do monumento nacional, após conclusão da segunda fase das obras de reabilitação promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal, realiza-se às 18h00, a qual conta com uma intervenção pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e um apontamento musical pela Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, acompanhada por Maria Clara Batista, no violoncelo.

Segue-se, às 18h30, uma visita guiada ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus, que inclui um circuito musical com passagens pela Igreja de Jesus, Coro Alto e zona dos Claustros, com Cecília Drouillet, em harpa, Beatriz Afonso, no violino, e Miguel Santos, na guitarra clássica, ambos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, e Ana Sofia Vilares, em flauta transversal, da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

O programa cultural de dia 10 conta ainda com o espetáculo de vídeo mapping “Convento de Jesus”, evento de grande impacte visual, com projeção na fachada principal do monumento, dinamizado por Ocubo, com sessões às 21h00 e às 23h00, assim como um concerto oficial de abertura, às 21h15, a cargo de Rodrigo Leão, o qual conta com a participação especial do Coro Feminino TuttiEncantus, ambos no renovado Largo de Jesus.

Tanto o espetáculo de vídeo mapping como o concerto por Rodrigo Leão têm entrada gratuita, mediante levantamento de convite na Casa da Cultura, localizada na Rua Detrás da Guarda, no centro histórico da cidade.

O programa de atividades que assinala a reabertura do Museu de Setúbal/Convento de Jesus continua no dia seguinte, às 11h00, na Igreja de Jesus, com a celebração de uma missa pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, a qual conta com a participação do Coral Luísa Todi.

Segue-se, às 15h00, a iniciativa Coro Setúbal Voz no Convento, que apresenta “Uma Alegria sem Fim que chega a ser Dor (coros de Dor e Amor)”.

A partir das 16h00, há visitas guiadas e comentadas ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus com as participações de GATEM – Espelho Mágico, do Teatro Estúdio Fontenova, do Teatro Animação de Setúbal e do TOMA – Teatro Oficina Multi Artes. As visitas guiadas são gratuita, mediante reserva pelo telefone 265 537 890 ou pelo email conventodejesus@mun-setubal.pt

O programa encerra com a peça “Quadro Vivos de Caravaggio”, encenada por Ricardo Barceló, com sessões às 18h30 e as 21h30, que partilha com o público dramatizações acompanhadas de melodias barrocas e em que os atores Bárbara Cordeiro, Daniela Serra, Jan Gomes, Sofia Vasconcellos Gonçalves, Miguel Rebelo, Joana Rodrigues e Bruno Alves representam ao vivo pinturas.

O apontamento musical pelo Coro Setúbal Voz, as visitas guiadas comentadas ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus e a dramatização “Quadros Vivos de Caravaggio” são de entrada gratuita, mediante reserva na Casa da Cultura de Setúbal ou através do email casacultura@mun-setubal.pt

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *