DestaqueDistrito de Setúbal

Bispo de Setúbal em ‘isolamento precaucional’ até 18 de março

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, encontra-se em ««isolamento precaucional, em casa», até ao dia 18 de março, devido a ter participado num encontro com uma pessoa que contactou com outra que entretanto foi diagnosticada como portador do novo coronavírus.

«A pessoa com quem contactei não tem nenhum sintoma do vírus e o período de possível perigo termina no dia 18 de março. Eu também me encontro em plena saúde, graças a Deus. Tenho-vos a todos na minha oração, cuidado e amizade no Senhor», refere o responsável católico numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Entretanto a Diocese de Setúbal emitiu uma nova série de indicações, para enfrentar a pandemia do Covid-19, tendo como prioridade uma cultura de prevenção na comunidade.

«O objetivo destas orientações é tornar presente a solidariedade e a esperança que estão no centro da vida cristã e, ao mesmo tempo, evitar colocar em perigo a saúde e a vida, tanto das pessoas de quem se pretende cuidar, como a integridade dos cuidadores, tendo em conta que, se estes últimos forem contagiados, poderão tornar-se agentes de contágio», escreve D. José Ornelas.

Após a suspensão das celebrações comunitárias das Missas, decidida esta sexta-feira pela Conferência Episcopal Portuguesa, e das novas medidas tomadas pelo Governo para travar a difusão da doença, a Diocese de Setúbal indica que os sacerdotes continuarão a celebrar diariamente a Eucaristia, “rezando pelo Povo de Deus, mas sem a presença de fiéis leigos, ou com um reduzido número de acompanhantes, devidamente instruídos nos cuidados de prevenção do vírus”.

Suspensas estão também as missas e orações comunitárias, bem como manifestações públicas de piedade popular (procissões, vias sacras e outras).

O bispo sadino determina que as Igrejas Paroquiais poderão ficar abertas «em períodos convenientes», para a oração pessoal ou em família, bem como para encontros pessoais com o pároco, evitando aglomerado de pessoas e as capelas e demais locais de culto devem estar encerrados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *