Almada

Biblioteca Municipal de Almada realiza final municipal do 14.º Concurso Nacional de Leitura

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, 61 estudantes de nove agrupamento e duas escolas não agrupadas do concelho de Almada, fazem provas on-line para o Concurso Nacional de Leitura (CNL), que decorre até junho de 2021.

O CNL é promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL 2027), em articulação com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

O objetivo é estimular os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

O concurso é dividido em três fases: Fase Escolar/Municipal, Fase Intermunicipal e Fase Nacional e dirige-se a alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de escolas agrupadas e não agrupadas.

A Fase Escolar/Municipal realiza-se até 8 de março de 2021 e divide-se em dois momentos: 1.º momento: Provas na Escola/Agrupamento, cujo objetivo é selecionar os alunos que passam ao momento seguinte e 2.º momento: Provas na Biblioteca Municipal, cujo objetivo é selecionar três concorrentes de cada nível de ensino que irão representar o concelho de Almada na fase Intermunicipal/ Área Metropolitana.

A Câmara Municipal de Almada, através da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada associa-se a esta grande festa da leitura, organizando o 2.º momento da Fase Escolar/Municipal, e tendo em conta a atual situação pandémica, as provas da Biblioteca Municipal serão realizadas on-line, de forma síncrona, em cada nível de ensino nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.

A seleção dos 12 alunos (três por cada ciclo de ensino), representantes do concelho de Almada, que irão participar na Fase Intermunicipal/Área Metropolitana de Lisboa, será feita através da realização de uma prova escrita sobre a obra indicada para cada nível de ensino.

As escolas participantes são: AE António Gedeão; AE Caparica; AE Carlos Gargaté; AE Daniel Sampaio; AE Emídio Navarro; AE Francisco Simões; AE Prof. Ruy Luís Gomes; AE Elias Garcia; AE Romeu Correia; ES Fernão Mendes Pinto e ES Cacilhas – Tejo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *