Distrito de LisboaPaísPolítica

BELÉM – Marcelo realça que o jornalismo é ‘essencial numa democracia’

O Presidente da República e o jornalista da TVI José Alberto Carvalho defenderam a importância do jornalismo para a democracia.

Decorreu esta tarde a primeira sessão do programa Jornalistas no Palácio de Belém, uma iniciativa que se vai repetir uma vez por semana até meados de dezembro. Estas sessões vão contar com nove convidados da comunicação social da área televisiva, radiofónica e escrita, bem como alunos de todo o país.

No início, perante cerca de 70 alunos do ensino secundário de Mação, de Lisboa e do Porto, o chefe de Estado fez uma pequena introdução sobre os objetivos desta iniciativa.

“O primeiro objetivo é virem a ser jornalistas. A segunda hipótese é não serem jornalistas, mas perceberem o papel da comunicação social na vossa vida presente e futura, nomeadamente profissional. A terceira é serem bons cidadãos ou cidadãs. Isto é, façam o que fizerem, perceberem que esta componente é uma componente essencial numa democracia”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que numa democracia “é muito importante perceber o peso da comunicação social e saber lidar com a comunicação social”.

Em seguida, José Alberto Carvalho falou do seu percurso e considerou que a dificuldade atual de se cruzarem idiferentes “é uma das maiores ameaças à democracia”.

O jornalista da TVI considerou-se “perturbado” pelo facto de haver “muita gente a dizer aos jovens que eles não devem ser jornalistas”.

“É verdade que é difícil”, assumiu José Alberto Carvalho, para logo depois afirmar que nunca se precisou tanto dos jornalistas como agora.

O pivot da estação de Queluz apontou ainda como o seu o melhor momento como jornalista “o dia da independência de Timor-Leste”, quando estava lá no terreno.

Esta iniciativa é acolhida pela Presidência da República, estando Marcelo Rebelo de Sousa ligado desde muito jovem à comunicação social e, enquanto Presidente da República tem mostrado frequentemente a sua preocupação com as dificuldades do jornalismo em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *