AtualidadeMundo

Bangladesh | Incêndio em depósito de contentores faz 49 mortos e mais de 300 feridos

Várias explosões, seguidas de um incêndio de grandes proporções num armazém de contentores no Bangladesh fazem 49 mortos, mais de 300 feridos e deixam cenário caótico

O incêndio deflagrou Sábado, cerca das 21.30 horas locais, num armazém privado onde estavam cerca de 4.000 contentores, na localidade de Sitakunda, a 40 km da cidade portuária de Chittagong. Só hoje segunda-feira foi dado como controlado.

Centenas de bombeiros acorreram de imediato ao local, não estando ao corrente da presença de químicos nos contentores. Uma hora após o início do incêndio, vários contentores com produtos químicos explodiram, segundo fonte dos bombeiros. No Domingo continuaram as explosões nos contentores. As autoridades informaram que o exército se juntou à missão, dadas as suas proporções.

“A explosão projectou-me a cerca de 10 metros do sítio onde estava. As minhas mãos e pernas estão queimadas”, disse o motorista de camião Tofael Ahmed à agência de notícias AFP.

Não ficou ainda claro o que despoletou o incêndio. Oficiais do Corpo de Bombeiros suspeitam que possa ter começado num contentor com peróxido de hidrogénio (água oxigenada), espalhando-se rapidamente a outros contentores vizinhos.

Newton Das, oficial do corpo de bombeiros, disse que contentores contendo peróxido de hidrogénio e outros enxofre continuavam a explodir no Domingo. “Está a ficar cada vez mais difícil, pois o fumo tóxico alastrou a toda a área”.

Os hospitais da região estão sobrecarregados, com multidões de pessoas à espera de tratamento nos corredores. Médicos apelaram a doações de sangue e clínicas militares estão a ajudar a tratar os feridos.”Mais de 300 pessoas estão feridas”, disse à agência AFP Elias Chowdhury, principal autoridade de saúde da região. Segundo este responsável, várias pessoas ainda estão desaparecidas, incluindo jornalistas que cobriam o incêndio inicial, prevendo que “o número de mortos aumentará, pois as operações de resgate ainda não estão concluídas”.

“Alguns dos feridos hospitalizados estão em estado grave e com prognóstico muito reservado e, as operações de resgate continuam”, disse o cirurgião civil de Chittagong, Mohammed Elias Hossain. “Todos os médicos do distrito foram chamados para ajudar”, acrescentou.

“Perdi meu irmão”, disse Shakhawat Hossain, primo de Afzal Hossain, 25 anos, que morreu no incêndio. “O pai dele morreu há 10 meses. Ele era o mais novo, mas era o único que cuidava da sua mãe. Ela não pára de desmaiar. Está inconsolável.”

Entre os feridos estão 50 bombeiros e 10 policias segundo o chefe de polícia regional de Chittagong, Anwar Hossain.

As fortes explosões abalaram o bairro e estilhaçaram janelas em prédios próximos, disseram moradores locais. Fizeram também estremecer prédios a vários quilómetros de distância, segundo relatos de testemunhas.

O Bangladesh enriqueceu nas últimas décadas, tornando-se o segundo maior exportador mundial de vestuário, mas a infraestruturas de segurança industrial ainda são incipientes, disse a Organização Internacional do Trabalho este ano no seu relatório.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *