País

Autoridade Marítima alerta para nível das águas durante fim-de-semana

Nível das águas na zona costeira com níveis acima do normal

publicidade

A Autoridade Marítima Nacional indica que foi registada «uma subida abrupta ao longo da orla costeira de Portugal Continental que se manterá no fim-de-semana».

No alerta que emitiu, é referido que «se observou uma sobrelevação pouco habitual do nível médio do mar, ao longo da orla costeira de Portugal Continental, com especial incidência na costa do Algarve, ao longo da marginal de Cascais e Ribeira das Naus, em Lisboa.

​Este é um fenómeno natural e comum nesta época do ano, que resulta da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por ação de vento e agitação marítima forte provenientes de sudoeste.»

Perante este cenário lança o aviso de que «é expectável que o efeito se repita durante o fim de semana, nos períodos coincidentes com a preia-mar, e que dissipe a partir de segunda feira, com o fim do período das marés vivas equinociais».

É também lançado o alerta para que «esta subida abrupta do nível do mar pode fazer com que se verifiquem inundações, particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras.

Assim, recomenda-se à população que assuma uma postura preventiva junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima, não se expondo desnecessariamente ao risco.»

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui