Palmela

Autoeuropa vai produzir modelo híbrido

Novo carro chegará ao mercado em 2026.

A fábrica da Volkswagen em Palmela vai começar a produzir um novo veículo híbrido, segundo avançou o director-geral, Thomas Hegel Gunther, numa entrevista ao jornal Público. “O nosso plano para o futuro inclui um veículo novo, que terá o seu lançamento no final 2025. Será um veículo que vamos produzir aqui, electrificado. Será um híbrido e acredito que terá grandes hipóteses de ser de grande sucesso”, afirmou o gestor.

Ainda segundo a mesma fonte, a administração da empresa já terá comunicado aos 5000 trabalhadores, no último fim-de-semana, que o grupo sediado em Wolfsburgo decidiu atribuir à fábrica sediada em Palmela – que produz actualmente o modelo da marca mais vendido na Europa, o T-Roc – a produção de um novo modelo híbrido, já em 2025, e que chegará ao mercado em 2026.

Recorde-se que no mês passado, os trabalhadores da fábrica de Palmela exigiram a adopção de medidas para fazer face à “falta de pessoal e sobrecarga de trabalho nas linhas de produção” com a administração a garantir que encontrará um caminho para resolver essas questões.

Questionado pelo Púbico, o gestor explicou: “Temos uma situação diferente da do ano passado. Deixámos de produzir os [modelos] Volkswagen Sharan e o Seat Alambra e conseguimos concentrar-nos a 100% em produzir o T-Roc”, acrescentando: “produzir um T-Roc custa aproximadamente menos 40% de tempo do que um Sharan”.

“Consequentemente, é normal realocarmos as tarefas na linha de produção. Foi isso que aconteceu, envolvendo muitos colaboradores”, afirmou o gestor nascido no Brasil, mas com raízes alemãs, e que chegou a Portugal no final de 2021, quando a Autoeuropa fez 30 anos. No ano passado, perante os trabalhadores, no último acordo de empresa, assumiu que trabalharia para garantir um novo modelo para a fábrica portuguesa.

A marca germânica vai gastar 600 milhões no novo modelo, na modernização e na descarbonização. São mais 20% do que os 500 milhões anunciados há ano e meio.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *