EconomiaPaísPalmela

AUTOEUROPA – Comissão de Trabalhadores e Autoeuropa chegam a pré-acordo laboral

A administração chegou a um pré-acordo com os trabalhadores para aumentar os salários 2,9% por ano até 2020 e vão receber 100% dos salários por cada dia de fim de semana de produção. A empresa irá ainda aumentar o número de efectivos para os 300 trabalhadores.

«O pré-acordo já foi fechado e prevê o pagamento de um prémio de 100% ao domingo, aumentos salariais de 2,9% em cada um dos próximos dois anos e a passagem a efetivos, até julho de 2019, de 300 trabalhadores com contratos a prazo», adiantou ao Jornal de Negócios Fausto Dionísio, coordenador da comissão de trabalhadores.

Com este novo acordo, os trabalhadores da fábrica de Palmela passam a ser remunerados em 100% do valor do salário se trabalharem aos domingos, uma nova conquista, tendo em conta que isso já acontecia com os sábados. Relativamente aos aumentos salariais, estas subidas continuam abaixo dos 4% que estavam a ser exigidos pelos trabalhadores, com um valor mínimo de 36 euros, escreve o Negócios.

Outro ponto alcançado foi a passagem de 300 trabalhadores com contratos a prazo para efetivos, um número que também fica abaixo dos 400 reivindicados. Contudo, essa data de mudança foi antecipada de setembro para julho do próximo ano.

O acordo não é definitivo e terá ainda de ser votado por todos os funcionários da Autoeuropa. A votação deverá acontecer entre 5 e 9 de novembro, tendo em conta que a fábrica vai parar a produção este sábado, sendo retomada apenas a 3 de novembro. Uma interrupção que, de acordo com Fausto Dionísio, se deve à “falta de motores”.

 

Com Lusa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *