Atualidade

Autismo: Papa quer “mudança de mentalidade” para terminar com preconceitos

O Papa Francisco recebeu esta sexta-feira os membros da Fundação Italiana do Autismo, por ocasião do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala amanhã, 2 de abril.


No seu discurso, o Pontífice realçou a “cultura de inclusão e de pertença”, contra a “cultura do descartável”, lembando a “dignidade de todos aqueles homens e mulheres mais frágeis e vulneráveis, muitas vezes marginalizados”.


Francisco disse que, muitas vezes, os que são “rotulados como diferentes ou mesmo inúteis, na realidade são uma grande riqueza para a sociedade”.


O Papa desejou que as pessoas mais vulneráveis ou com deficiência possam participar nas várias iniciativas da comunidade civil e religiosas, mas que isso implica uma “mudança de mentalidade”.


“Ainda permanecem preconceitos, desigualdades e até discriminações. Faço votos para que as pessoas vulneráveis e com deficiência se tornem cada vez mais protagonistas desta mudança”, disse o líder da Igreja Católica.


Para o Papa, o mundo está a passar um “período de dura provação”, mas lembra que se aproxima a Páscoa, data em que os cristãos recordam que “a morte não tem a última palavra”.


Francisco anunciou ainda que “em breve, na Praça de São Pedro, alguns autistas vão cozinhar e oferecer um almoço aos irmãos pobres”. Uma iniciativa, segundo o Papa, que testemunha “o estilo de Deus”.


“Como é o estilo de Deus?”, perguntou o Papa.


“Proximidade, compaixão, ternura. Com essas três características vemos a face de Deus, o coração de Deus, o estilo de Deus”, concluiu Francisco, tendo pedido, no final, a intercessão da Virgem Maria e a todos os presentes que rezem por ele.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *