Cantinho da BicharadaPalmela

Autarquia substitui sacos de recolha de dejectos caninos

A Câmara Municipal de Palmela está a substituir os sacos de plástico para recolha de dejetos caninos nos dispensadores existentes nos espaços públicos das freguesias de Palmela e Pinhal Novo por sacos biodegradáveis.

Estes novos sacos são feitos inteiramente de material  biodegradável e compostável, com base de amido e outros agentes naturais com capacidade plastificante.

Com este investimento, o Município está a contribuir para diminuir a quantidade de plástico de uso único, indo ao encontro das recomendações gerais da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da União Europeia. Atualmente, o plástico de uso único é uma das maiores fontes de poluição (marinha e não só) e, por isso, há que adotar novos hábitos e escolher outros materiais, para diminuir a quantidade de plástico que usamos e descartamos. Este pequeno gesto faz a diferença, considerando que, anualmente, o Município adquire perto de 80.000 sacos.



Para já, estão a ser instalados nos dispensadores existentes nas freguesias onde a Autarquia exerce esta competência de forma direta, mas o Município vai também aconselhar e fazer um primeiro fornecimento às Juntas de Freguesia em que tem esta competência delegada.

Esta é também uma forma de sensibilização pelo bom exemplo, esperando-se que contribua para mudar alguns hábitos da população. As/os utilizadoras/es estão a reagir bem a esta alteração, que vêm como positiva no sentido da eliminação do plástico, já que, hoje em dia, é cada vez maior o número de pessoas que está consciente para a necessidade de mudança de hábitos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *