Palmela

Autarquia de Palmela implementa rede wifi em todas as freguesias

A implementação da rede de comunicações sem fios (wifi) que o município de Palmela candidatou à medida europeia Wifi4EU e para a qual obteve um financiamento de cerca de 11.700€ está em fase de conclusão.

Esta infraestrutura integra a rede europeia sem fios e abrange as freguesias de Pinhal Novo, Quinta do Anjo e União das Freguesias de Poceirão e Marateca, onde estão a ser instalados pontos de acesso à internet, de qualidade e gratuitos, em espaços públicos como parques, praças, edifícios, bibliotecas, entre outros.

Na reunião pública do Executivo de 1 de julho, foram aprovados os contratos de comodato com as entidades parceiras do projeto.



Para além desta aprovação, a última fase de implementação do projeto inclui a instalação dos equipamentos de rede do Mercado Municipal de Quinta do Anjo, a revisão e afinação das configurações do conjunto da rede e a implementação da landing page de acesso, página através da qual as/os utilizadoras/es se registam para ter acesso à rede wifi.

O registo é efetuado, tal como na página da rede do Centro Histórico de Palmela e Serra do Louro, através das contas de Facebook, Google+ ou e-mail, apenas da primeira vez que a/o utilizador/a se liga à rede.

A conclusão do projeto foi prolongada devido à realização de obras de requalificação no Mercado Municipal de Quinta do Anjo e, principalmente, à suspensão de todos os trabalhos não urgentes durante o Estado de Emergência. A manutenção desta rede ficará a cargo do orçamento municipal.

No concelho de Palmela, o crescimento das redes sem fios é um fator de desenvolvimento dos territórios, em particular, em zonas onde as redes fixas de telecomunicações e as redes 4G têm fraca cobertura, como acontece, sobretudo, nas freguesias rurais.



O projeto contempla pontos de acesso à internet nos seguintes locais:

– Mercado Municipal de Pinhal Novo e zona envolvente

– Largo José Maria dos Santos (Pinhal Novo)

– Mercado Municipal de Quinta do Anjo

– Parque Mário Bento (Poceirão)

– Jardim Ferreira da Costa (Poceirão)

– Antigo edifício escolar de Fernando Pó

– Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó e zona envolvente

– Centro Comunitário de Águas de Moura

– Sobreiro de Águas de Moura

– Pólo da Biblioteca de Águas de Moura


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *