BombeirosDistrito de SetúbalDistritos

Ataque à Vodafone demonstra ‘fragilidade do sistema’ para Federação de Bombeiros de Setúbal

As corporações de bombeiros do distrito de Setúbal estão a recorrer à rede SIRESP para estabelecer as comunicações entre os operacionais, após as falhas sentidas pela Vodafone, segundo a Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal.

João Ludovico, presidente da Federação, explicou que «uma vez que o ciberataque afetou as redes dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), foi acionada uma alternativa, estando a ser feitos os pedidos de socorro através do SIRESP».

O SIRESP é a rede de comunicações exclusiva do Estado Português para o comando, controlo e coordenação de comunicações em todas as situações de emergência e segurança.

As comunicações passaram a ser efectuadas através de duas linhas abertas, uma a ser usada para os pedidos e outra para a comunicação das situações clínicas entre as equipas no terreno e o CODU.

Apesar destes constrangimentos, João Ludovico assegura à Lusa que, «até ao momento, não teve registo de quaisquer falhas no socorro», mas alertou para a fragilidade do sistema evidenciada por este ciberataque.

«Até estamos a viver uma situação calma do ponto de vista da Proteção Civil. Imagine isto no verão, em plena época de incêndios, em que existia um conjunto significativo de ocorrências. Podia não haver possibilidade de ter esta linha alternativa.»

O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Setúbal, que engloba 16 corporações da península de Setúbal e oito do litoral alentejano, adiantou que esta situação veio demonstrar que o sistema integrado de emergência médica fica deficiente em termos de cobertura de comunicações.

«É necessário um sistema alternativo que seja automaticamente acionado. Isto é um abre olhos para que seja feito um investimento forte ao nível de alternativas de comunicação.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *