DestaqueDistrito de SetúbalDistritos

«Aqui sentimos o beijo e o abraço do Sado»

Sob o tema da «Gastronomia» e com o «Zé dos Gatos» como mascote, a Feira de Sant’Iago 2019 promete dar aos setubalenses e visitantes quinze dias de alegria, magia e muita boa comida de 20 de Julho a 4 de Agosto.

O evento foi esta tarde apresentado em Albarquel pelo vice-presidente Manuel Pisco, que substituiu Maria das Dores Meira, “que teve de acorrer a um imprevisto, porque teria muito gosto de estar aqui hoje” referiu o autarca.

DR – Mascote da Feira – Zé dos GatosDestacando o tema deste ano, dedicado à gastronomia, Manuel Pisco salientou “o papel do peixe na nossa mesa, mas também do vinho e das nossas sobremesas para receber quem cá vem, mas tendo também em conta o trabalho necessário para a sustentabilidade deste recurso, e por isso a partir de agora a Câmara Municipal de Setúbal pertence também à Confraria do Peixe”.

Ana José Carvalho apresentou depois os principais destaques da Feira deste ano, acompanhada pelos elementos da equipa que ajudam na organização, que passam por shows cooking e provas de vinho “de Setúbal e de cidades suas geminadas, promovidas por restaurantes da cidade, que também participam nas tasquinhas, este ano no Espaço Sabores, antigo Espaço Mundo.

Teremos também uma iluminação alusiva ao tema, mais uma área de exposição com uso do Pavilhão Desportivo das Manteigadas, o Espaço Tecnológico, uma cobertura de rede com wi-fi e melhoria ao nível da sinalética e do posto médico, a feira do livro e várias actividades para as famílias. A partir de hoje estará também disponível o programa numa página da internet e iremos dando conhecimento das novidades através das redes sociais.”

Em relação ao cartaz musical, a organizadora salientou que “é forte e eclético, com artistas locais, nacionais e internacionais”.

Entre os artistas, um destaque para Ana Malhoa, Toy, Bárbara Bandeira, Ciganos D’Ouro, Gabriel o Pensador, Orelha Negra, Nilton, Virgul, Gabriel o Pensador.

“Vamos ter também a decorrer campanhas de solidariedade e demonstração de projectos sociais em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião e campanhas de adopção de animais, além de um ecoevento dedicado ao ambiente, em parceria com a Amarsul.

Também presente na apresentação, a comunicadora Maya lançou o repto “a todos para que visitem uma Feira que, no meu entender, está ao nível da maior de Portugal que é a de S. Mateus e usem as redes sociais para dar a conhecer ainda mais a Feira a quem não a conhece.

Aqui sentimos o beijo e o abraço do Sado e é por isso que as pessoas se apaixonam por Setúbal. E este ano temos como tema a gastronomia, um apelo ainda maior. Não sou mulher de dietas, de quinoas ou chias e por isso tenho a certeza de gostar ainda mais desta Feira, onde virei comer e apaixonar-me ainda mais.”

Durante o evento, a Câmara Municipal de Setúbal, na pessoa do vice-presidente, foi entronizada na Confraria do Peixe – Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, pelo presidente e Grão-Mestre António Matos Cristóvão.

“É um grato prazer estar presente este evento. A Confraria do Peixe é uma confraria muito especial, podemos mesmo dizer que é ‘fora da caixa’ das cerca de outras duzentas que existem pelo país, porque nos preocupamos não apenas ao nível gastronómico, mas também pela sustentabilidade deste produto, para que o possamos continuar a desfrutar no amanhã.”

O vice-presidente Manuel Pisco agradeceu “o reconhecimento de Setúbal pela Confraria. Sabemos que somos abençoados pela sorte e que já tínhamos o melhor peixe do mundo, mas não tínhamos ainda a vaidade de o dizer publicamente, e agora temos o aval para o fazer.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *