Montijo

Apreendidos 80 quilos de amêijoa-japonesa no Montijo  

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Montijo, apreendeu ontem, dia 16 de dezembro, um total de 80 quilos de amêijoa-japonesa, ruditapes philippinarum, na localidade de Afonsoeiro – Montijo.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares detetaram um veículo que transportava bivalves em situação irregular.

Em virtude de o infrator não possuir o cartão de mariscador, documento obrigatório para habilitar a prática desta atividade e dos referidos bivalves não se fazerem acompanhar da documentação comprovativa da sua origem, resultou na sua apreensão e respetivo auto de contraordenação, correspondendo a uma coima que pode atingir os 3.740 euros.

Foi ainda solicitada a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na obtenção de informação sobre três cidadãos de nacionalidade estrangeira, tendo sido possível apurar que um deles encontrava-se com processo de expulsão pendente, pelo que foi notificado para comparecer no SEF, e outro por se encontrar em situação irregular, tendo sido notificado para deixar o Território Nacional no prazo de vinte dias.

Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao Rio Tejo.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *