Covid-19Destaque

António Costa anunciou novas medidas de desconfinamento a partir de 5 de Abril

António Costa falou ao país esta tarde, após um Conselho de Ministros que teve lugar na manhã desta quinta-feira, sobre a segunda fase do desconfinamento que terá início a 5 de Abril, segunda-feira.

O Primeiro-ministro frisou que “embora  estejamos numa época especial, devemos evitar o tradicional almoço de Páscoa, e os convívios familiares e com outras pessoas”, lembrando que “as medidas de proibição de circulação mantêm-se até ao final do dia 5 de Abril”.

Segundo o Primeiro-Ministro, “como estamos com uma evolução positiva, podemos dar o próximo passo para o desconfinamento, embora não nos 19 concelhos que estão agora acima do limiar de risco (nenhum deles no distrito de Setúbal).

A partir de segunda-feira, regressam às aulas os alunos do segundo e do terceiro ciclo e respectivos ATL; reabrem os equipamentos sociais de ciência, centros de dia e de apoio à deficiência.

As lojas até 200 metros e com porta para a rua, deixam de ter de atender ao postigo, mantendo as regras de segurança e passam a poder vender produtos que até agora não podiam vender para não fazerem concorrência, como brinquedos e calçado.

No que respeita à restauração as esplanadas podem receber clientes, mas apenas com quatro pessoas por mesa.

Feiras e mercados de Levante, desde que com autorização da Câmara Municipal, vão poder voltar a funcionar com bens não alimentares.

Reabrem os museus, monumentos e palácios nacionais, e as galerias de arte.

Na actividade desportiva, podem ser retomadas as actividades classificadas pela DGS como de baixo risco, actividades ao ar livre com poucas pessoas e os ginásios podem reabrir, excepto para aulas de grupo.

As limitações à circulação entre concelhos aos fins-de-semana vão ser levantadas.

O regime de controlo fronteiriço vai manter-se como até agora, mas com facilitação das ligações a alguns países como o Reino Unido, e o Brasil, embora com a obrigação dos testes covid19. A fronteira terrestre com Espanha vai manter-se encerrada para controlo da pandemia.

Restaurantes continuam a não poder servir refeições, excepto nas esplanadas, e as escolas de condução e lojas acima de 200m quadrados têm de continuar encerradas.

António Costa parabenizou também os portugueses “por todo o esforço, em que chegámos a ser os piores do mundo, até obtermos os resultados actuais onde apenas a Islandia tem melhores resultados que  Portugal.

Tudo isto nos deve orgulhar, mas também dinamizar para prosseguir o desconfinamento a conta-gotas.”

As próximas medidas de desconfinamento podem vir a ser tomadas a partir de 19 de Abril, e poderá incluir a reabertura da restauração e das salas de espectáculos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *