CulturaPaís

‘Anjos’ preparam digressão «Tour 20 Anos»

Quase a completar um ano do lançamento do álbum de originais «Longe», e prestes a iniciar as comemorações dos vinte anos de carreira, os Anjos conversaram com o Diário do Distrito sobre a sua carreira os projectos para o futuro.

“Neste último ano temos andado a promover «Longe», que foi lançado a 27 de Outubro de 2017 e temos andado a ‘quinhentos mil à hora’”, refere Sérgio Rosado.

“Este era um trabalho muito esperado, não apenas pelo público mas também da nossa parte, porque o último álbum de originais foi lançado há nove anos. Tivemos um interregno, durante o qual não deixámos de trabalhar, como é óbvio, e gravámos o álbum «Acústico», um best-off no Fórum Cultural do Seixal.

Tivemos depois a tournée, que nos surpreendeu, porque não esperávamos que durasse mais de um ano e terminasse com um concerto no Centro Cultural de Belém, mas acabou por se prolongar por dois anos, porque os pedidos eram imensos, um pouco o que se está a passar agora, com este álbum e as solicitações para concertos”.

Admitem que o tempo entre os trabalhos de originais “foi um pouco demais, mas porque estávamos demasiado confortáveis com os concertos, que adoramos fazer”.

A determinada altura, “chegou a necessidade de um novo desafio. Começámos a ver que havia um público mais jovem nos nossos concertos, com uma forma diferente de estar na vida e até no mundo digital, da geração com que crescemos. Páramos, conversámos e decidimos que era necessário um «virar de página» e que este tinha um timing.

Decidimos lançar o álbum de originais «Longe», antes daquilo que vai acontecer em 2019 e que será uma altura muito importante para a nossa carreira, e lançar o single «Eterno», a fazer a ponte para essa nova geração.”

E confessa “não somos da geração do Youtube, e tivemos de fazer uma certa adaptação e uma actualização ao nosso som, felizmente com algo que ainda ouvimos e admiramos, de forma a agarrar esse público, mas sem fazer algo forçado só porque está na moda.

Basicamente fizemos como sempre: manter a nossa identidade mas actualizando um pouco o som de acordo com o que se ouve actualmente nas rádios e nas plataformas digitais. E o resultado surpreendeu o público e surpreendeu-nos também.”

 

Vinte anos de ‘Anjos’

 

Com uma carreira que começou bastante cedo, actuando em bailes e festas como ‘Irmãos Rosado’, designação com que venceram em 1996 o concurso «Lugar aos Mais Novos» da Rádio Renascença, é em 1999 que o duo ‘Anjos’ surge ao público com «Ficarei», embora o contrato que deu início ao grupo tenha sido assinado em Outubro de 1998.

“A nossa carreira tem crescido em fases importantes e a que se aproxima é muitissimo importante porque marca um ‘número redondo’” explica Nelson Rosado. “O aniversário dos vinte anos celebra-se este ano, mas não vamos já iniciar as comemorações, porque ainda vimos embalados com tudo o que se passou com o «Longe» e não queríamos matar dois projectos.

Assim vamos deixar este respirar, até porque também lançámos no dia 28 de Setembro o novo single «Eterno», e vamos continuar a tournée até ao final do ano.”

Nelson Rosado adianta que “apesar de estarmos ainda envolvidos neste trabalho, já estamos a preparar a digressão de festejos. E podemos dizer em primeira mão que iremos iniciar a tournée oficial «Tour 20 Anos» no Coliseu do Porto, a 23 de Março de 2019, mas ainda não temos data para o espectáculo de encerramento, que será certamente em Lisboa.”

E, garante Nelson Rosado, “será um espectáculo brutal porque, agora que parámos um bocadinho e começámos a olhar para trás, a reparar nas músicas que temos e que as pessoas cantam do início ao fim, e sabemos que temos de preparar algo muito especial.

A produção cénica e musical do concerto está a ser preparada, em termos de alinhamento vai ser muito desafiante, e vai ser muito interessante, e o alinhamento está a ser discutido entre mim e o Sérgio, o produtor e a banda porque não podemos colocar quarenta canções em cada concerto.”

Ainda não definido é o facto de “se iremos fazer algum concerto no distrito de Setúbal, mas acredito que sim, porque afinal de contas somos embaixadores da região”.

O passar dos anos também trouxe amadurecimento e segundo Nelson Rosado, “não me quero sentir velho, mas sinto-me muito satisfeito por estarmos num patamar em queo olho para concertos de artistas como José Cid, Xutos & Pontapés, Rui Veloso, grandes ícones da música portuguesa, e sinto que estamos a entrar num ‘campeonato’ com eles. E sentimos essa responsabilidade devido ao carinho passado pelas pessoas que nos ouvem.”

Do ano que está a terminar, os ‘Anjos’ destacam também “um grande concerto que demos no Seixal, a celebrar o 25 de Abril e que vamos guardar para sempre na memória” refere Nelson Rosado. “Não sei mesmo quando se poderá repetir algo semelhante, porque nos juntámos com os Irmãos Feist, numa viagem musical em que cantámos o que de melhor se fez em Portugal, da música de intervenção às canções do Festival, com medleys de disco sound. Começámos com um bloco de músicas nossas mas depois cantar aquelas canções foi algo de espectacular. Estavam milhares de pessoas e foi uma produção muito dignificante.”

Mas foi “um desafio, porque nunca me tinha imaginado a cantar Ary dos Santos, e ainda por cima alguns temas que não conhecíamos tanto e outros que lembramos de ouvir nas vozes de Simone, Carlos Mendes ou Carlos do Carmo” recorda Sérgio Rosado.

Com fortes ligações ao concelho do Seixal, os ‘Anjos’ têm sido presença constante numa acção de reivindicação que decorre há vários anos no concelho, o espectáculo «Hospital no Seixal», que tem alertado os sucessivos Governos para a necessidade de construção deste equipamento no concelho.

“É com muita honra que participamos, exigindo aquilo que é uma necessidade absoluta para a população, não apenas do Seixal, mas de outros concelhos, porque sabemos como está o atendimento médico nos Hospital Garcia de Orta e de S. Bernardo, e por outro lado sabemos dos saltos populacionais que zonas como o Seixal e Sesimbra estão a ter” frisa Nelson Rosado.

Um outro projecto ‘Anjos’ que no próximo ano também entrará num ‘número redondo’ de dez anos é o passeio solidário em bicicleta que une o Seixal a Terena, aldeia alentejana do concelho do Alandroal e que terá lugar no dia 27 de Abril


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *