Opinião

Análise Política

Uma crónica de João Garrett Condelipes.

Verdade absoluta, à data o PSD do concelho de Alcochete, além de claramente ser a única alternativa ao executivo de maioria socialista. É com ainda maior clarividência, o principal partido da oposição, e a única força partidária activa em Alcochete, na vigilância e fiscalização do cumprimento das promessas eleitorais, com propostas construtivas claras, em alternativa a uma governação não socialista em Alcochete. Arrisco-me inclusive a afirmar, que dado o marasmo que se constata no concelho, parece inclusive, que alguns partidos locais ficaram sem Internet, permitam-me o humor, é muito fácil ser comunista num país livre, como Portugal, o difícil é ser livre, num país comunista.

Para que não persistam dúvidas, entendo o PS, como o único adversário político do PSD, tanto a nível local como nacional. Adversário político, nunca inimigos! No meu entendimento, o enfase dos Sociais-Democratas e simpatizantes do PSD no Concelho de Alcochete, terá que passar por um profundo combate à abstenção, desmistificar que a dispersão do voto na Iniciativa Liberal, Chega e outros pequenos partidos, é jogo do Dr. António Costa, e foi por esse fator, que o PSD não ganhou as últimas eleições legislativas.

Nos passados dias 27 e 28 de abril, realizaram-se em São Francisco e Alcochete, respetivamente, assembleias de Freguesia em que os deputados eleitos do PSD, Isabel Ferraz em São Francisco e Manuel Silva em Alcochete estiveram presentes. Na Freguesia de São Francisco, Isabel Ferraz questionou o executivo sobre a escassez de transportes públicos, a criação de uma linha SNS 24 e as más condições rodoviárias tanto para carros como peões na zona da Vila Azul. Na reunião da Freguesia de Alcochete, apresentámos duas recomendações à Assembleia, uma delas para que o executivo da junta de Freguesia inicie as diligências necessárias para que o Brasão de Armas e demais símbolos heráldicos da junta de Alcochete, que define que as freguesias com sede em vila, como Alcochete, a coroa mural é de prata com quatro torres. Apresentámos ainda a recomendação da criação de uma Universidade Sénior na freguesia de Alcochete.

O PSD do Concelho de Alcochete, continua na defesa diária dos interesses da população e a trabalhar na melhoria e crescimento do concelho!

Realizou-se dia 29 de abril, sessão ordinária da assembleia municipal, onde a deputada Andreia Sousa, Presidente da JSD Alcochete, questionou o Executivo relativamente à obra que se encontra a decorrer na Estrada do Canto do Pinheiro, uma vez que existe uma parte significativa dessa estrada em mau estado, causando transtornos a quem ali reside. No entanto em resposta, o Executivo não prevê que essa situação esteja resolvida a curto prazo.

Devido a múltiplas queixas dos utentes do Centro de Saúde de Alcochete, o PSD apresentou ainda uma recomendação ao Executivo para que reforce junto do ACES a disponibilização de uma linha telefónica para a marcação e desmarcação de consultas. Adicionalmente, foi recomendado que o Executivo divulgue nos meios de comunicação do Município a possibilidade de agendamento de consultas online. No período da ordem do dia, o sentido de voto do PSD no ponto do orçamento foi a abstenção uma vez que ainda não se prevê para 2022:

– A requalificação da Escola E.B. 2,3 El Rei D. Manuel I;

– A requalificação do Caminho das Maçãs, na Fonte da Senhora;

– A requalificação da estrada Francisco de Assis, que liga São Francisco a Alcochete, e a construção de uma ciclovia;

No dia 4 de maio, celebrou-se o dia Internacional do Bombeiro, que parabenizo por esta via, a Associação Bombeiros Voluntários de Alcochete, em particular os operacionais José Martins e Cristina Catita, bombeiros voluntários, e também meus companheiro.(a).s na Comissão Política do PSD de Alcochete. Através do vosso exemplo, estendo a todas as corporações de voluntários e profissionais, o meu muito obrigado a quem arrisca a vida, para salvar os outros!

No Distrito de Setúbal, a suspensão cautelar da funcionária da C.M. de Setúbal, de origem russa, deveria ter sido ordenada há várias semanas, quando a embaixadora da Ucrânia em Portugal, em entrevista à CNN, deu o alerta de que algumas organizações com membros pró-Kremlin estavam a participar no acolhimento de Ucranianos. O Jornal Expresso tornou publico em 29/04/2022, as deploráveis práticas pró-russas, praticadas nos serviços municipais da C.M. de Setúbal (executivo CDU), contra os refugiados de guerra Ucranianos, pessoas muitas fragilizadas, na sua grande maioria mães, crianças e avós.

Foi com profunda consternação, que também na última sessão da assembleia municipal de Alcochete, assistimos á intervenção da deputada Ana Brandão, da bancada da CDU, que afirmou em directo: “os Ucranianos, também tiveram a sua quota de culpa, para que isto tivesse acontecido”. Além da crueldade desta afirmação, perante o sofrimento de um povo, um país soberano invadido, que sofre diariamente às mãos da Federação Russa, com as imagens que todos os dias entram pelos nossos lares, através das notícias. Profunda vergonha alheia, que na assembleia municipal de Alcochete, em 2022, ainda existam partidos, e deputadas que pensam assim… Quando os eleito.(a).s da CDU de Alcochete, logo no início da guerra, prontamente correram para as redes sociais, para publicarem o seu apoio ao Movimento Humanitário Tatyana Antóniv, e bem. Agora, já vão tarde num pedido de desculpas, pois quando concretizaram as vossas doações, presumo que não tivessem tido a coragem (e quero acreditar que individualmente também não o sintam, mas que não estejam publicamente autorizados em expressar), de dizer aos mesmos, nós estamos aqui alegadamente para vos ajudar, “mas a culpa, para que isto tivesse acontecido, é vossa”!

Também no dia 4 de Maio, e em consequência do referido anteriormente, a cidade de Setúbal acordou com várias faixas, e bem, espalhadas por toda a cidade. Em repúdio ao executivo CDU, e em claro apoio ao povo Ucraniano, constatou-se o humanismo de uma população, em profunda confrontação com o autoritarismo do executivo da CDU de Setúbal. Quem tem a responsabilidade deve assumi-la. Transcrevo aqui, o comunicado da secção do PSD de Setúbal, que conta naturalmente com a minha solidariedade:

(Há “linhas vermelhas” que não devem ser ultrapassadas. Sabemos, no entanto, que as responsabilidades políticas, muitas das vezes, não são assumidas. Para que este não seja mais um desses casos, o PSD lança o repto ao Partido Socialista para que estes dois partidos da oposição, maioritários na Câmara Municipal de Setúbal, renunciem caso o executivo Comunista não o faça. A palavra deve voltar a ser dada aos Setubalenses.

Setúbal, 3 de maio de 2022

O (des)governo a nível nacional, continua a agravar o estado atual do SNS, o número de pessoas sem médico de família, cresceu para 1,3 milhões em abril, com a promessa eleitoral do PS, de não existir um único português, sem médico de família? A falta de planeamento em saúde associado à incapacidade de valorizar os profissionais do sector resulta nisto. E quem paga são os cidadãos, nomeadamente os mais doentes e os que têm menos recursos financeiros. É possível fazer mais e melhor. Só Espanha cresce menos que Portugal, até 2027, entre os países da coesão. Mesmo com os fundos do PRR (bazuca), entre os países da coesão, só Espanha terá um crescimento menor que Portugal até 2027. E a economia nacional vai divergir da União Europeia, neste período, avisa o Fórum para a competitividade.

No Funchal, Alberto João Jardim, Miguel Albuquerque, Pedro Calado, mandatário da candidatura na Madeira, e Bruno Melim, presidente da JSD Madeira, estiveram presentes numa sessão com várias dezenas de militantes, membros do governo regional, deputados, autarcas e simpatizantes, num massivo apoio á Candidatura do Dr. Luis Montenegro.

Foi na RTP Madeira, que Alberto João Jardim explicou a todos os militantes, e a todos os portugueses, os motivos que o levam a apoiar o nosso futuro líder, o Dr. Luis Montenegro.

No arquipélago dos Açores, José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo e do PSD Açores, deu também o seu apoio ao Dr. Luís Montenegro, destacando a sua “capacidade de preparação para liderar o PSD rumo a uma vitória eleitoral e ser o próximo primeiro-ministro de Portugal”. Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, é o mandatário regional da candidatura.

Convido também por esta via, todos os militantes e simpatizantes do PSD, no Distrito de Setúbal, para de forma massiva, marcarem presença no dia 12 de Maio, nas instalações da biblioteca de Palmela (pelas 21h – 21:30h), num enorme evento a decorrer de militância Social-Democrata, para recebermos no nosso Distrito de forma calorosa, o Dr. Luís Montenegro, futuro líder do nosso partido, e futuro Primeiro-Ministro de Portugal.

Ontem, Sexta-Feira 06/05/2022, o Partido Social Democrata comemorou 48 anos, 48 anos de PSD, 48 anos de Democracia.  Relembrar o passado, é construir as pontes do presente, para as avenidas do amanhã, em homenagem a esse passado, partilhar funções diretivas o com o atual Presidente da Mesa da Assembleia do PSD de Alcochete, o Sr. Ricardo Alberto T. Pereira, militante desde 03/11/1974, nº839, fundador do nosso partido e da secção do PSD de Alcochete, é um enorme orgulho, diariamente bebermos da sua experiência e coragem, numa época em que afirmar-se do PSD no Distrito de Setúbal e em Alcochete, era de elevado risco pessoal, e para a segurança da família. Em nome da atual Comissão Politica, o nosso enorme bem haja ao Sr. Ricardo Alberto T. Pereira, por continuar a trabalhar diariamente em prol do PSD, e do Concelho de Alcochete.

Dr. Francisco Sá Carneiro, novembro de 1975.

“aquilo que temos para vos dar é o suor do nosso trabalho, a esperança na democracia e na liberdade e a certeza de que não deixaremos de lutar pela defesa dos interesses dos portugueses”

Hoje, passados 48 anos, nunca esta frase foi tão atual.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *