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Anacom considera “injustificado” o aumento do preço das telecomunicações. Na UE os serviços estão mais baratos

A Anacom afirmou esta quarta-feira que o aumento de preços anunciado pelas empresas de telecomunicações em Portugal é “injustificado” e defende uma diminuição do prazo de fidelização de dois anos para seis meses, de forma a haver uma redução de custos para os clientes.

João Cadete de Matos, presidente da Ancom, defendeu em conferência de imprensa haver uma grande divergência dos preços que estão atualmente em vigor em Portugal em comparação com os outros países europeus. “Uma das opções mais urgentes é a redução do período de fidelização”, apontou como forma de resolver o problema.

O presidente da Anacom denunciou ainda que no mercado das telecomunicações em Portugal há uma “convergência das estratégias comerciais das operadoras”, limitando fortemente o crescimento da concorrência.De acordo com o jornal Abril, Cadete de Matos afirmou que há a “ilusão de que as fidelizações representam um desconto” face a um contrato sem essa fidelização porque prendem o cliente durante dois anos, impedindo-o de mudar e melhorar os preços pagos. Segundo a Anacom, entre o final de 2009 e Dezembro de 2022, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,7%, enquanto na União Europeia (UE) diminuíram 10%.


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