DesportoMundoSociedade

Amnistia Internacional “exige” à FIFA que pague compensações aos trabalhadores vítimas de abusos no Qatar

A Organização Não Governamental (ONG), Amnistia Internacional, está a solicitar a todos os cidadãos que adiram à petição por si criada, para que todos os migrantes e trabalhadores responsáveis pelas infraestruturas para o Mundial de Futebol do Qatar, sejam recompensados pelo seu trabalho.

As queixas reportadas à organização do torneio têm sido cada vez mais recorrentes. Muitos dos trabalhadores têm sido forçados a trabalhar em condições às margens dos direitos humanos.

“Durante a reunião, foi reconhecido o destaque que o Campeonato do Mundo de futebol deu à questão dos direitos humanos dos trabalhadores migrantes no Qatar e que, apesar dos vários compromissos e avanços registados nesta área, há ainda muito a fazer. Os representantes destas entidades reconheceram também os desafios no setor da segurança e de responsabilização, tal como identificados e denunciados nas investigações da Amnistia Internacional, e reconheceram o enorme impacto que esta ação produziu junto de federações nacionais de futebol em vários países, que começaram a abordar as questões de direitos humanos com maior seriedade e de forma pública”, avança a ONG.

Muitos dos trabalhadores que estão envolvidos na organização do torneio são migrantes que vieram de países mais pobres com o propósito de obter melhores rendimentos, no entanto, muitas das vezes são obrigados a pagar taxas exorbitantes aos “agentes” que os contratam e acabam por trabalhar a um preço muito inferior ao acordado, e de forma a agravar a situação, são inúmeros os trabalhadores que parecem de condições básicas de vida, contando-se já, mais de 6500 vítimas mortais.

“Os trabalhadores foram vítimas de trabalhos forçados, horas infinitas de trabalho, muitas vezes sem pagamento de salário, sem condições sanitárias, que em alguns casos levou à morte. Exija justiça para estes trabalhadores!”, expõe a organização.

Neste sentido, a Amnistia Internacional solicita a todas as pessoas que se mostrem solidárias com a causa a assinarem a sua petição para que os trabalhadores possam ser recompensados pela carga de trabalho excessiva.

“Assine a petição: vamos juntos exigir ao Ministro do Trabalho do Qatar e ao Presidente da FIFA, que paguem as compensações aos trabalhadores migrantes vítimas de diversos abusos, na construção das infra-estruturas do Campeonato do Mundo no Qatar”, conclui a ONG.

A petição pode ser encontrada aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *