Distrito de Setúbal

Alta Comissaria para Migrações afirma não ter protocolos com autarquia de Setúbal

A Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, falou há pouco na audiência que decorre no Parlamento sobre a recepção de ucranianos pela Linha de Apoio a Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal, a pedido do deputado Bruno Nunes.

Segundo Sónia Pereira «o ACM não tem nenhum centro de apoio a imigrantes em Setúbal nem a Câmara Municipal tem qualquer protocolo com o ACM».

Acerca da recepção a refugiados por uma associação liderada por um casal russo pró-Putin, declarou que «o Alto Comissariado só conheceu a situação de Setúbal pela imprensa e só então foram feitos contactos com associações locais, e instituições públicas locais para que fosse informado sobre as chegadas, de forma a que os refugiados fossem acompanhados no momento da receção e haver registo».

A Alta Comissária para as Migrações explicou também que «as associações são parceiros estratégicos vitais para o trabalho do ACM, que tem também parceiros privilegiados com quem tem protocolos de colaboração».

No país existem «hoje 146 centros de apoio local em 109 concelhos abrangidos pela rede, através de parcerias com municípios, entidades da sociedade civil e instituições de ensino superior», o que não acontece em Setúbal.

Recorde-se que a 29 de Abril, em declarações prestadas na SIC Notícias, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, referiu que a Associação de Imigrantes dos Países de Leste (EDINSTVO) «trabalha no concelho há cerca de 10 anos e é reconhecida pelo Alto Comissariado para as Migrações», e ainda que a autarquia de Setúbal teria enviado «uma carta ao primeiro-ministro para esclarecer se a Associação de Emigrantes de Leste deveria ser retirada da lista do Alto Comissariado para a Migrações».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *