AgendaAlmada

Almada | ‘Viver no meio do lixo, uma viagem fotográfica’

O edifício da antiga União Elétrica Portuguesa recebe a exposição do fotojornalista Mário Cruz, intitulada ‘Viver no meio do lixo, uma viagem fotográfica’.

«Um espaço esquecido pelo tempo, com materiais gastos, coisas destruídas, exatamente como encontrei nas Filipinas», descreve o jornalista o palco da exposição composta de colagens a grande escala e que conta com várias toneladas de lixo, por forma a recriar o cenário de sobrevivência humana entre o lixo, por ele fotografado nas Filipinas.

‘Living Among What’s Left Behind’, no original, valeu ao fotojornalista Mário Cruz dois prémios no World Press Photo, o primeiro português a conquistar este prémio internacional de fotojornalismo.

«Há muito que as Filipinas chagam até nós através de imagens de crises humanitárias e ecológicas. Manila, a capital do país, e o rio Pasig, um dos mais poluídos do mundo e considerado biologicamente morto desde a década de 90, têm sido o foco e foram o objeto da reportagem fotográfica de Mário Cruz em 2018.

O rio Pasig serve como depósito a mais de 30.000 toneladas de lixo por ano. Em determinados pontos, a água é invadida pelo monturo, formando uma maré tão densa que se torna possível atravessar de uma margem a outra a pé. O rio, que foi o centro económico de Manila, tornou-se o esgoto da cidade, mas com largos milhares de pessoas a viver naquele e daquele contexto.»

Mário Cruz revela em Almada as Instax (formato de fotografia instantânea da Polaroid) originais, com que fez toda a parte de retrato do trabalho nas Filipinas e que o ajudaram a conquistar a confiança de uma comunidade onde muitos nunca se tinham visto a si próprios em papel fotográfico.

De 16 de outubro a 30 de dezembro, Almada é palco desta exposição, de acesso gratuito, e com possibilidade de fazer uma visita guiada com Mário Cruz, às 16h00 nos dias 30 outubro, 13 novembro e 11 dezembro; visita noturna (22h00) no dia 21 outubro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *