Distrito de SetúbalEconomia

Almada, Seixal e Setúbal concentram poder de compra no distrito

A Marktest apresentou uma análise com base nos dados disponíveis na aplicação Sales Index, de geomarketing, na qual refere que 32.91% do poder de compra de Portugal Continental está concentrado em apenas 12 concelhos, e metade deste índice está localizado em 27 concelhos.

Os concelhos de Lisboa e Porto concentram um total de 12.15% do poder de compra, «o que demonstra claramente as assimetrias regionais que continuam a caracterizar Portugal» refere a Marktest.

No distrito de Setúbal, são os concelhos de Almada, Seixal e Setúbal que concentram o principal poder de compra.

Mapa elaborado pela Marktest

Os 27 concelhos representam apenas 6% da área total do Continente mas concentram 46% da sua população residente, 27% do parque habitacional, 43% das dependências bancárias, 50% da atividade do Multibanco, 44% dos estabelecimentos comerciais, 55% dos registos de automóveis, 46% do consumo de eletricidade ou 69% dos médicos inscritos na Ordem.

Nestes concelhos localizam-se 48% das empresas nacionais, 56% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 29% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).

«A edição de 2021 deste índice mostra-nos as já habituais assimetrias regionais com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos.

De facto, em apenas 5 concelhos, que ocupam uma área inferior a 1% do território do Continente, estão concentrados um quinto (20.6%) do total do poder de compra de Portugal Continental.»

Criado pela primeira vez em 1992, o índice sales index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *