AlmadaCultura

Almada | Festival de Almada – Em casa no zoo

Em casa, no zoo é uma peça de Edward Albee que adiciona um primeiro acto a Zoo Story, de 1959. Este primeiro acto, também intitulado Homelife, gira em torno do casamento de Peter e Ann, e termina com a saída de Peter para ler um livro no Central Park. Jerry e Peter encontram-se num banco de jardim e iniciam um diálogo que revelará a verdade mais profunda das suas vidas. 

Peter é um homem casado. Vimo-lo em Homelife, com a sua mulher, Ann, as suas duas filhas, duas televisões, dois gatos e dois periquitos: o seu zoológico privado. Trabalha numa editora e tem uma vida estável. É o burguês de classe média, feliz com a prosperidade da sua vida e sem preocupações existenciais. Vive dentro dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade. É a própria personificação do self made man enjaulado nos ideais e nos valores burgueses da vida. 

Jerry, por seu lado, é solteiro, vive sozinho, não tem família e leva uma vida totalmente desestruturada. Não se insere nos padrões socialmente determinados, e talvez por isso possua uma capacidade reflexiva extremamente aguçada, sendo crítico dos valores da sociedade e da moral burguesas. 

O microcosmo familiar de Peter e a fauna humana de Jerry representam o macrocosmo da própria sociedade descrita por Albee. Uma sociedade inibidora, coerciva do pensamento crítico e reflexivo, e que reduz as pessoas a meros autómatos presos em jaulas, como num jardim zoológico, onde é preferível que as suas forças vitais instintivas sejam aprisionadas, para a manutenção de um mundo dito organizado.

Teatro dos Aloés (Amadora)

De Edward Albee

Encenação de Jorge Silva

Tradução Graça Margarido Mick Greer

Interpretação Duarte Grilom, Patrícia André, Simon Frankel

Cenografia Rui Francisco

Figurinos Maria Luiz

Desenho de luz Tasso Adamoupolos

Idioma Português

Duração 1h40m

Classificação M/16

Almada

Incrível Almadense, Salão de Festas

QUI 7 21h30

SEX 8 18h30

SÁB 9 15h


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *