Almada

Almada: Câmara esclarece situação dos animais no Canil de Santo António

publicidade

A Câmara Municipal de Almada e o Provedor dos Animais do Município esclareceram, através de um comunicado, o estado e as condições dos animais do Canil de Santo António, na Costa da Caparica, após uma visita ao espaço.

“A visita teve o intuito de verificar o estado de saúde dos animais e recolher provas e evidências compatíveis com maus tratos físicos. Apesar de se notar alguma negligência nas condições higiossanitárias do local, não foram detetadas evidências de mau estar animal, contudo será feita uma avaliação contínua. Até à data deste comunicado não existem animais com lesões, nem cadelas grávidas”, pode ler-se na nota.

“Tem vindo a ser fornecida, e continuará a ser, alimentação adequada para os animais.
O proprietário do canil comprometeu-se com não obter mais animais, como informar a Câmara Municipal em caso de doença de algum dos animais.

Ao mesmo tempo, comprometeu-se a disponibilizar o acesso total aos animais sempre que Câmara Municipal ou o Provedor dos Animais considerem necessários, independentemente do dia ou hora”.

A autarquia avança ainda que o Serviço Veterinário Municipal “comprometeu-se de imediato com a esterilização dos animais, dando prioridade às cadelas que estejam a entrar em período de cio, como forma de prevenir novas ninhadas”.

Vai ainda garantir a “vacinação antirrábica e identificação eletrónica dos animais, e a recolha de qualquer animal doente que seja identificado durante as vistorias semanais, para que este possa receber o devido tratamento”.

Enquanto decorre o processo judicial, o “Serviço Veterinário Municipal e o Provedor dos Animais do Município de Almada realizarão visitas regulares para acompanhamento dos animais, garantindo assim a proteção dos animais, até que haja decisão do Ministério Público”.

Poderá ler o comunicado na integra no Facebook da autarquia.

Ler mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui