AlmadaCantinho da Bicharada

Almada | 1ª edição do Rafeiro de Ouro homenageia o cão almadense “Ladrão”

Ontem, dia 17 de dezembro, a Sala Pablo Neruda, localizada no Fórum Municipal de Almada, na Praça da Liberdade em Almada, recebeu a 1ª edição dos Prémios Rafeiro de Ouro.

A cerimónia contou com uma homenagem ao símbolo icónico da cidade de Almada, o cão “Ladrão”, que durante vários anos viveu nas ruas do município e atualmente encontra-se com a sua tutora, Elsa Ribeiro.

A importância do icónico cão do Município é sublinhada numa frase “Almada é tão especial que em vez de ter um cão de suporte emocional de uma única pessoa, tem um cão de suporte emocional de uma comunidade inteira”, tal como indica a CMA no seu Website.

A presidente da Câmara Municipal de Almada entregou o Prémio de Honra a Elsa Ribeiro, a tutora do “Ladrão”, e mencionou que “um município que consegue demonstrar tanto carinho, amor e reconhecimento a um cão maravilhoso como é o Ladrão é francamente um município especial”.

Inês de Medeiros, sublinhou ainda todo o seu agradecimento, afirmando “toda a alegria e carinho que deu a tantas pessoas de Almada, mas também à sua tutora que está a cuidar dele no final da sua vida.”

O outro vencedor do Prémio de Honra, foi “Barros”, um pastor alemão que fazia parte da GNR, que faleceu há 9 anos enquanto estava em missão, em representação do canino heroico esteve o seu tratador António Raposo, que mencionou que foi um prazer ter trabalhado com o cão, realçando ainda que “Barros não era apenas um cão. era um amigo, um camarada de trabalho especial e com capacidades acima da média.”

Os prémios Rafeiro de Ouro, serviram igualmente para congratular todos os esforços feitos pelas associações, grupos e mesmo indivíduos em torno do bem-estar e qualidade dos animais almadenses e arredores.

No encerramento da cerimónia, a presidente da Autarquia Almadense, Inês de Medeiros revelou que criação do Centro de Recolha Oficial de Almada, também conhecido por CROA, está prevista para ser finalizada a sua construção no final do ano de 2023.

A Câmara Municipal de Almada informa através do website, este local será destinado para o Serviço Municipal Veterinário que irá ajudar, as famílias desfavorecidas almadenses com a criação do cheque veterinário, para que as mesmas consigam cuidar dos seus animais de estimação, sem terem de preocupar-se com os custos financeiros totais.

Nuno Paixão, Diretor Clínico do Hospital VetCentral na Charneca da Caparica, e Provedor dos Animais do Município de Almada, cargo que desempenha desde 2018, sublinhou durante a cerimónia que está grato por todo esforço feito no Município de Almada, e que estes prémios é uma forma de “agradecer, louvar e nomear todos os que estão envolvidos na proteção animal.”, tal como é ilustrado no website da CMA.

Alguns dos vencedores dos Prémios Rafeiro de Ouro foram a Associação Os Amigos dos Animais de Almada – Canil da Aroeira, Amigos dos Animais – Costa de Caparica, Serviço Veterinário Municipal, Cornélia Fischer, entre outros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *