Distrito de LisboaSociedade

Alimentação feita de restos, água fria, falta de higiene e de condições básicas em lar de idosos na Lourinhã

Foram relatados esta domingo numa reportagem da SIC episódios de maus tratos no lar ‘Delicado Raminho’, na Lourinhã, distrito de Lisboa.

Entre as várias situações alarmantes, os relatos dão conta de que as funcionárias do lar são instruídas de modo a que as luvas que usam para prestar cuidado aos idosos durem “o máximo possível”, o que faz com que “vários utentes” sejam tratados com as mesmas luvas. “Quem troca a fralda, por exemplo, troca as fraldas de todos os outros utentes com as mesmas luvas”, disse uma das fontes.

As queixas surgem também no capítulo da alimentação. “O almoço é feito com o resto do jantar, com a sopa do jantar do dia anterior triturada com pão, com água”, diz uma fonte. Além disso, “as borras do café são utilizadas para fazer o café com leite dos utentes”.

Os relatos de fontes familiarizadas com a situação no lar ‘Delicado Raminho’ dão ainda conta de que a “roupa é lavada quase todos os dias sem detergente”, não tem havido acesso a água quente (pelo facto de a caldeira estar avariada) e não há, também, qualquer forma de aquecimento.

A reportagem da SIC indica que o proprietário desta instituição é o mesmo do lar ‘Peninsular’, no Montijo, que tinha também sido alvo de denúncias devido ao serviço prestado aos utentes.

A instituição ‘Delicado Raminho’ é um lar privado com capacidade para receber até 78 utentes. De momento, os cerca de 60 idosos que lá residem pagam, em média, 1.500 euros por mês.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *