DestaqueDistritoSetúbalSociedade

Alexandrina Pereira lança publicação no sábado

- publicidade -

A presidente da Casa Sebastião da Gama e da Casa da Poesia de Setúbal foi a vencedora 10 vezes da Grande Marcha de Setúbal, a par de diversos prémios conquistados a nível das coletividades, com destaque para este ano onde ganhou a melhor marcha para a Sociedade Perpétua Azeitonense.

Alexandrina Pereira vai lançar a sua última obra, dedicada à Grande Marcha de Setúbal, entre 1988 e 2018.

A poetisa, que reside em Palmela, é a habitual autora da Marcha de S. Pedro da Marateca.

A Biblioteca de Setúbal vai ser palco da apresentação do Livro “A Grande Marcha”, no dia 28 de Setembro, às 17h30.

O Livro resulta de uma busca exaustiva, onde a poetisa contou com a colaboração de Amílcar Caetano, também conhecido com o “Mourinho das Marchas”, inserindo na obra as fotografias das madrinhas que cantaram a Grande Marcha, as pautas das músicas e as letras, entre 1988 e 2018.

Artistas como a Cristina Pereira, já falecida, que bateu o recorde de participações a cantar a Grande Marcha de Setúbal, entre 1988 e 1995, quando a antiga vereadora Paula Costa retomou a iniciativa, mas também Georgete de Jesus, Deolinda de Jesus, Piedade Fernandes e mais recentemente, Susana Martins, Maria Caetano e Sara Margarida, entre outras.

Um excelente retrato histórico

Mas a escritora, que é uma referência de livros de poesia e infantis, não se limita a fazer a história da Grande Marcha, vai mais longe e promove a recolha de textos de marchas desde 1936.

Para quem não saiba, a poetisa que nasceu em Setúbal, venceu 10 vezes a Grande Marcha de Setúbal, mas teve também prémios a nível de marchas que escreveu para as coletividades do concelho de Setúbal.

Como referência sublinhe-se que a Marcha de S. Pedro da Marateca é todos os anos da autoria de Alexandrina Pereira, a quem a cultura setubalense e a palmelense muito devem.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *