AtualidadeCrimeTurismo

Alerta de phishing no setor do turismo

O Turismo de Portugal alerta que o setor do alojamento turístico e da restauração tem sido alvo de campanhas de phishing (crime cibernético através de fraude, truque ou engano que tem como objetivo manipular as pessoas e obter informações confidenciais).

Segundo informação da AHRESP, este tipo de crime foi mais usual no final do mês de julho, e alerta para o tipo de mensagens enviadas.

Estas passam por mensagens que se apresentam como operadores turísticos (fictícios) interessados em formalizar reservas para um grupo numeroso de clientes; apresentarem-se como hóspedes fictícios interessados em formalizar reservas individuais; apresentarem-se como hóspedes fictícios que partilham, a priori, uma cópia do certificado de vacinação ou de teste negativo COVID-19 e ainda apresentarem-se como novos operadores turísticos locais ou nacionais em busca de parcerias.

Por norma, estas mensagens são acompanhadas por um anexo (ficheiro Microsoft Office PDF, JPEG ou comprimido em 7-Zip), que contém o malware encoberto e cuja abertura pela vítima desencadeia o processo que vai comprometer todo o equipamento e rede informática associada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *