PaísSociedade

Agasalhe-se. Frio veio para ficar e as temperaturas vão voltar a baixar no início de fevereiro

As baixas temperaturas que têm ‘congelado’ o território nacional vão descer ainda mais já no início do próximo mês, de acordo com as previsões avançadas pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). O período compreendido entre 30 de janeiro e 05 de fevereiro, será marcado por “tempo frio associado a um fluxo predominante de leste ou de nordeste”, permitindo a “formação de geada e/ou gelos associados ao acentuado arrefecimento noturno”, essencialmente no nordeste Transmontano e Alto Douro.

Segundo o Notícias ao Minuto, a temperatura máxima deverá atingir valores entre os 5 e os 16°C ao longo da semana. Por seu turno, a temperatura mínima variará entre -6 e os 8°C, “com os valores mais baixos previstos para as regiões do interior Norte e Centro”.

“Para esta semana, a anomalia da precipitação total e a temperatura média vai manter-se abaixo do normal, iniciando-se a semana com uma pequena descida da temperatura mínima comparando com o fim de semana anterior (dias 28 e 29)”, indica a nota emitida pelo IPMA.

O IPMA nota que se mantém “a advecção de uma massa de ar frio e seco na circulação de um anticiclone localizado aproximadamente entre o Golfo da Biscaia e as Ilhas Britânicas, que por vezes irá estender-se em crista ao arquipélago dos Açores”.

“Gradualmente, o anticiclone terá tendência a enfraquecer e um novo núcleo irá intensificar entre a região a sudeste dos Açores e o arquipélago da Madeira, havendo a possibilidade de aproximação de uma superfície frontal ao território continental no final desta semana”, rematou.

O Instituto do Mar e da Atmosfera anunciou o aviso amarelo para todos os distritos do continente para este fim de semana, devido às temperaturas mínimas que apresentam valores baixos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *