País

AEROPORTO – Manifestação contra localização na BA6 Montijo

Uma manifestação teve lugar este sábado, na qual cerca de trezentas pessoas contestavam a localização do novo aeroporto na base aérea do Montijo, que contou com a organização da Plataforma Cívica ‘Aeroporto BA6 Não!’.

O protesto ligou os concelhos do Barreiro e da Moita, num percurso que se iniciou depois das 10h00 entre o Cemitério do Lavradio e a Rotunda de Alhos Vedros.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia (CDU), considerou que «não há estudos que comprovem que a Base Aérea n.º6 [BA6] é uma boa localização, mas sabemos que vai ter muitos impactos negativos, porque a aproximação e a descolagem das aeronaves vai ser feita sobre zonas habitacionais consolidadas, no Barreiro, na Baixa da Banheira e na Moita».

Outro autarca que se manifestou contra esta solução foi o presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira (Moita), Nuno Cavaco (CDU), considerando que «este é um processo sem transparência nenhuma, que não respeita os planos de ordenamento. Quando os aviões andavam em testes, há cerca de três meses, as pessoas ficaram alarmadas. E eram apenas testes. O que aí vem será muito pior.»

Outras vozes que se levantaram contra este projecto foram também de antigos elementos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), como o seu presidente entre 2005 e 2010, Carlos Matias Ramos, responsável pela análise comparada da localização do novo aeroporto de Lisboa na Ota e no campo de tiro de Alcochete, em 2008, e do piloto de linha aérea Vítor Silveira, que também não consegue perceber as motivações que levaram à escolha da base aérea do Montijo.

Por sua vez, a QUERCUS já considerou que a opção de levar o novo aeroporto, previsto para companhias low cost, para a zona de Alcochete, como já esteve previsto e que alguns contestários defendem, «está fora de questão, por ameaçar fortemente o ambiente», conforme o Diário do Distrito divulgou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *