AlmadaCulturaSociedade

A Câmara Municipal de Almada compra o Auditório Costa da Caparica

A Câmara Municipal de Almada concretizou a aquisição do Auditório Costa da Caparica no dia 24 de novembro.

O Auditório Costa da Caparica, faz parte do Centro Comercial Pescador, que se localiza na Praça da Liberdade, na Costa da Caparica.

O Centro Comercial Pescador é um dos centros comerciais mais frequentados pelos caparicanos desde a sua inauguração, e o seu auditório, que agora pertence à CMA, forneceu a várias gerações sessões cinematográficas, peças de teatro, convenções e conferências de freguesia ou mesmo de outros órgãos. Esta aquisição poderá os planos futuros da Câmara Municipal de Almada para dinamizar culturalmente a 2ª cidade do seu município, a Costa da Caparica.

Em declarações ao website da CMA, a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros referiu que “o município tem uma grande carência de salas de espetáculos e de cinema, onde possam desenvolver-se várias atividades. surgiu a hipótese e, naturalmente, a câmara achou que deveria avançar com a aquisição, dentro daquilo que é a linha prioritária de aumentar os espaços culturais nas diferentes freguesias”.

Estas declarações da presidente demonstram o plano estratégico da CMA no que toca à promoção da cultura e de espaços que possam ser utilizadas para a promoção da mesma.

Nos últimos anos, o Auditório Costa da Caparica tem sido utilizado pela Associação Gandaia, uma associação sem fins lucrativos oriunda da Costa da Caparica.

A Gandaia, está envolvida neste momento na 26ª Mostra de Teatro, e irá trazer hoje ao auditório a peça “O filho eterno” de Cristovão Tezza, a partir das 17 horas. Este ano, a Associação, já promoveu no auditório um Espetáculo Internacional de Magia em maio, e mais recentemente o evento Caparica Jazz, que contou com os artistas João Espadinha e Isabel Rato, igualmente, a Gandaia, apresentou o concerto da banda Trevo, que conta com o artista caparicano, Gonçalo Bilé.

O intuito de Inês de Medeiros não é parar com envolvimento da Associação Gandaia no auditório, pois tal como a presidente realçou em declarações ao website da CMA “a intenção é reforçar a programação e dinamização da sala, que pode ser um complemento ao auditório do Fórum Romeu Correia, pois há muitas possibilidades de fazer daquela sala um ponto de encontro de toda a comunidade almadense e, em particular, dos caparicanos”

O presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins, declarou ao website da CMA que a aquisição foi “um passo muito importante que a Câmara Municipal de Almada deu, em prol da cultura da freguesia da Costa da Caparica, porque é o único espaço cultural que nós temos na freguesia e ficar sem ele, seria um revés com um impacto muito grande”, esta declaração  poderá representar um futuro promissor para a Costa da Caparica a nível cultural, algo que o presidente almeja.

O próximo espetáculo no auditório promovido pela Gandaia será no dia 3 dezembro, com o concerto do Caparicano semi-finalista do Got Talent Portugal 2021, Miguel Berkemeier.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *