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Utentes da Segurança Social com serviço de videoconferência em 67 balcões

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A Segurança Social anunciou esta terça-feira ter reforçado, desde o início desta semana, o atendimento por videoconferência para 67 balcões em todos os distritos do país, aumentando a capacidade para 15 mil atendimentos por mês.

«O vídeo atendimento é um novo canal de relacionamento do Instituto da Segurança Social, que possibilita aos cidadãos e empresas a comodidade de serem atendidos na data e hora previamente agendadas, sem deslocações e sem terem de permanecer em filas de espera, refere o site da entidade.

Este canal de atendimento é uma alternativa ao atendimento presencial e permite aos cidadãos e empresas «serem atendidos na data e hora previamente agendadas, sem terem de fazer deslocações e sem terem de permanecer em filas de espera».

Durante as experiências-piloto, a Segurança Social diz terem sido realizados “mais de 7.200 atendimentos através de videoconferência, o que permitiu reduzir em 11 dias o tempo de espera nos locais de maior procura por atendimento presencial”.

A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal de marcações SIGA ou através da Linha Segurança Social (210 545 400  ou 300 502 502, dias úteis, das 9h00 às 18h00).

Ao fazer a marcação para vídeo-atendimento o cidadão recebe no seu email uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer.

Para aceder ao vídeo-atendimento nas melhores condições deve usar computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.


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