Atualidade

Mulheres comandam três navios da Marinha na Zona Marítima do Sul

Zona Marítima do Sul com três navios comandados por mulheres

No Dia Internacional da Mulher, a Marinha Portuguesa lembra que tem atualmente na Zona Marítima do Sul três navios em missão e que são comandados por três mulheres.

O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando respetivamente as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta.

A segundo-tenente Raquel Monteiro Pinto, na Marinha Portuguesa desde 2012, é comandante do NRP Pégaso desde 08 de setembro de 2020.

A segundo-tenente Catarina Matos Aresta, também entrou na Marinha em 2012, e é quem comanda o NRP Sagitário desde 11 de fevereiro de 2021.

Os três navios encontram-se atualmente em missão na Zona Marítima do Sul.

O comando de navios de guerra por oficias da Marinha do género feminino ocorreu pela primeira vez em 2006, desde então 20 mulheres já exerceram a função de comando a bordo.

Foi em 1992 que entraram as primeiras mulheres militares na Marinha. Desde há 29 anos que a integração tem sido feita de forma natural nas mais variadas áreas, com especial enfoque para a área operacional. Hoje as militares são 881 e representam 11% do universo de Marinha.​


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *