Atualidade

Zelensky discursa no Parlamento Português por videoconferência e PCP apresenta posição hoje

Volodomir Zelensky, o Chefe de Estado da da Ucrânia, vai discursar esta quinta-feira na Assembleia da República portuguesa, a partir das 17h00, após quatro meses da invasão russa ao país.

A intervenção de Zelensky partiu de uma proposta do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, e segue-se aos discursos que já dirigiu aos deputados de vários países como o Japão, os Estados Unidos, o Reino Unido, a França ou a Austrália.

Esta será a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro discursa na Assembleia da República por videoconferência, a intervenção de Zelensky constituirá também um marco nas relações bilaterais entre Portugal e a Ucrânia, cujos contactos ao mais alto nível têm sido escassos desde a dissolução da União Soviética e subsequente independência ucraniana, em 1991.

As relações bilaterais entre Portugal e a Ucrânia ficaram marcadas por um episódio: a morte do cidadão ucraniano Ihor Homenyuk, em 19 de março de 2020, num centro do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa.

Em 24 de fevereiro de 2022, dia em que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia, a classe política portuguesa, com exceção do PCP, condenou unanimemente e «de forma veemente a ação militar russa» que, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, constituiu uma «violação ostensiva e flagrante do direito internacional».

O PCP também foi o único partido que não concordou com intervenção de Zelensky na Assembleia da República, com a deputada Paula Santos a afirmar que «a Assembleia da República, enquanto órgão de soberania deve ter um papel institucional, não para contribuir para a escalada da guerra».

O Partido Comunista também irá fazer esta quarta-feira uma conferência de imprensa na qual irá apresentar a sua posição sobre a intervenção do chefe de Estado ucraniano no Parlamento.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *